Valinhos

Prefeita celebra números positivos da segurança

“É o menor índice de homicídio em dez anos”, enfatiza a prefeita capitã Lucimara de Godoy, que atribuiu o resultado às inovações e aos investimentos feitos nesta administração. “O monitoramento Olho Vivo já conta com mais de mil câmeras, inclusive dentro das escolas municipais; aumentamos o efetivo da Guarda Civil Municipal em 30%; renovamos em 26% a frota de viaturas e já somos a terceira cidade mais segura do Brasil”.

Os números oficiais da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, para a prefeita, comprova que Valinhos é referência. “Valinhos não é só um ‘big brother’. As imagens monitoradas em tempo real são cruzadas com os dados dos sistemas mais avançados que existem em segurança pública”, completa.

Capitã Lucimara ainda comenta que é desafiador para um município do porte de Valinhos, com localização estratégica, cercado por rodovias, alcançar taxas tão positivas e ficar extremamente abaixo da média estadual de homicídios e em posição de destaque na região.

A atual administração também criou a Patrulha Maria da Penha e o Centro de Operações e Inteligência (COI). Em um ano de funcionamento, 18 pessoas foram presas – nove procuradas pela Justiça e nove que praticavam crimes na cidade, inclusive o autor do único homicídio registrado em 2023. Também ajudou na identificação de 325 veículos implicados em situações judiciais.

INTEGRAÇÃO

O sistema implantado pela Prefeitura integra os trabalhos das outras corporações – Polícia Militar e Polícia Civil, utilizando tecnologia de ponta e inteligência artificial como ferramentas. Permite, ainda, a integração com 34 cidades que utilizam o conceito digital de segurança pública.

COMPARTILHE NAS REDES