Valinhos

Portal da Folha de Valinhos sofre ataque e fica fora do ar por 96h

Ataque aconteceu entre a tarde e a noite do domingo, dia 16, e inviabilizou o acesso ao portal de conteúdo ao longo desta semana; até essa sexta-feira, dia 21, o problema ainda esta sendo corrigido e foi identificado a continuidade de ataques. Até mesmo para editar essa notícia para informar nossos leitores tivemos que usar um recurso alternativo para acessar as imagens do banco de dados do jornal

Desde a última segunda-feira, dia 17, o portal de conteúdo da Folha de Valinhos – www.folhadevalinhos.com.br – está fora do ar devido a um ataque criminoso sofrido entre a tarde e a noite de domingo, dia 16. O ataque foi diretamente no servidor onde o portal está hospedado.
Segundo os técnicos de TI da empresa e os contratados pela Folha de Valinhos para solucionar o problema, o ataque sofrido é conhecido como Ataque de Negação de Serviço Distribuído (DDoS). Esse tipo de ataque explora os limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de rede, como a infraestrutura que sustenta o site de uma empresa. O ataque DDoS envia múltiplas solicitações ao recurso web invadido, com o objetivo de exceder a capacidade do site de lidar com diversas solicitações, impedindo seu funcionamento correto.

Esta é a primeira vez que o portal da Folha de Valinhos sofre um ataque hacker que trouxe prejuízos não apenas às milhares de pessoas que diariamente acessam os conteúdos noticiosos publicados, mas também aos anunciantes e a outras situações técnicas que impactam diretamente no desempenho do portal junto aos motores de busca do Google. “Nosso portal está hospedado em um servidor fora do Brasil, mas que é certificado, reconhecido e tem operação no mundo todo. Nem mesmo eles esperavam um ataque dessa natureza”, disse André Reis, diretor do jornal.

Ainda segundo ele, o técnico de TI contratado para resolver o problema também apontou que provavelmente algumas linhas de comando do site foram infectadas por um malware – também conhecido como software malicioso – que é qualquer código de software ou programa de computador intencionalmente escrito para prejudicar um sistema de computador ou seus usuários. “Passamos dias tentando encontrar o caminho para acessar o banco de dados do portal do jornal, sem o qual toda a operação de acesso e atualização dos conteúdos ficou inviabilizada”, comentou.

O portal da Folha de Valinhos voltou ao ar na madrugada desta sexta-feira, dia 21, após mais de 96 horas fora do ar. Mesmo assim, segundo o técnico de TI contratado para resolver o problema, foram detectados novos ataques nesta sexta. “Foi uma semana tensa e nossa prioridade era restabelecer o acesso ao site para os internautas e leitores do jornal, mesmo que com algumas limitações de informações atualizadas, pois a plataforma ainda está com liitações para a edição de notícias, especialmente no uso de imagens. Entendemos a importância de dotar nossos sistemas de tecnologia de proteção – e eles tinham proteção oferecida pelo servidor contratado – contudo, se a cada ataque tivermos que investir em mais proteção, isso inviabiliza a operação”, disse Reis, que também estranha o fato de o ataque ter ocorrido num momento em que as informações sobre as eleições municipais começam a ser mais debatidas na cidade.

 

COMPARTILHE NAS REDES