Valinhos

Mutirão de castração atendeu 166 animais no Parque Portugal

Eudair José Pequin levou o seu cão para o castramóvel no Parque Portugal – Crédito Priscilla Corrêa – PMV

Quase 28% dos agendados não compareceram

O castramóvel – serviço itinerante de castração gratuita de cães e gatos, da Prefeitura de Valinhos – passou pelo Parque Portugal nos dias 23 e 24. De acordo com o Departamento de Bem-Estar de Animal, estavam agendados 220 castrações, mas 166 animais foram levados ao atendimento pelos tutores, sendo 68 cães (36 fêmeas e 32 machos) e 98 felinos (49 fêmeas e 49 machos).

“Tivemos um índice de faltas de 27,27% dos agendados. Mesmo em espaço coberto e adequado para receber os animais durante os períodos de chuvas, acreditamos que infelizmente muitos tutores deixaram de levar seus animais por conta do tempo. Contudo, reforçamos para aos moradores não deixem de levar seus pets em ações como esta, pois a castração é benéfica à saúde do animal e ainda coíbe a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em boa parte, abandonados ou negligenciados”, disse a diretora do Departamento de Defesa Animal, Perla Gonçalves Couto.

O ônibus do castramóvel ficou estacionado na CEMEI Martinho Calvazara (Rua Abrantes, nº 512, no Parque Portugal). Além da cirurgia gratuita, todos os cães e gatos castrados pelo programa receberam chip de identificação e a medicação de graça para o tratamento pós-cirúrgico. “Acho essa ação fantástica. Ajuda dentro do nosso próprio dia a dia, porque além da castração também tem a chipagem do animal”, disse o comerciante Eudair José Pequin, comerciante, que levou um cão à castração.

Outro morador, Paulo Henrique dos Santos, autônomo, também aproveitou o serviço de castração gratuita da Prefeitura de Valinhos e inscreveu todos os seus pets. “Essa é uma ótima oportunidade, principalmente para quem tem bastante bicho. Eu mesmo inscrevi e trouxe seis animais”, disse.

Fila zerada

O castramóvel é um programa da Prefeitura de Valinhos que permitiu zerar a fila pela procura do serviço na cidade, com 993 cirurgias já efetuadas. Em 2024, a 4ª etapa do programa atendeu a região do Jardim São Marcos, com 242 castrações, e a 5ª o Parque Portugal, com 166 procedimentos realizados.

Já em 2023 o mutirão de castração passou pelo Parque das Figueiras, Jardim do Lago e Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini.

Contratado pela Prefeitura de forma inédita na administração da prefeita de Valinhos, capitã Lucimara Rossi de Godoy, o serviço chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.

COMPARTILHE NAS REDES