Valinhos

Missa no CACC marca celebração de Corpus Christi em Valinhos

Após a Celebração haverá procissão até a Matriz de São Sebastião com Benção do Santíssimo

As cinco paróquias de Valinhos – Paróquia São Sebastião, São Cristóvão, Sant’Ana, São José de Anchieta e Nossa Senhora das Graças – realizam na manhã desta quinta-feira, dia 30, à 8h30 uma Missa Especial de Corpus Christi no Centro de Artes, Cultura e Comércio – CACC – “Adoniran Barbosa”.

Os fieis podem levar garrafas de água para serem abençoadas durante a Missa. Após a celebração os participantes sairão em procissão até a Matriz de São Sebastião onde acontece a benção do Santíssimo.

Valinhos não terá novamente o tapete decorativo nas ruas centrais da cidade, uma tradição que marca a celebração de Corpus Christi em muitas cidades.

A Missa contará com a participação dos padres Jonas Duarte Christal da Paróquia São Sebastião Valinhos;  padre Maurício Inácio da Silva da Paróquia de São Cristóvão; padre Tarcísio Pereira Machado da Paróquia de Sant’Ana; padre Marcelo de Oliveira da Paróquia São José de Anchieta e padre Luiz Carlos de Araújo da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

O QUE O CORPUS CHRISTI

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

COMPARTILHE NAS REDES