Valinhos
Franklin é eleito prefeito de Valinhos com uma das maiores votações da história da cidade

O resultado foi expressivo e confirma o desejo de mudança no cenário político de Valinhos, consolidando o retorno do PL ao comando da cidade após 20 anos
Neste domingo, 6 de outubro, o advogado Franklin Duarte de Lima, de 41 anos, foi eleito o 18º prefeito de Valinhos com uma vitória expressiva. Franklin recebeu 29.320 votos, o que representa 45,91% do total, consolidando uma das mais marcantes votações da história política da cidade desde sua emancipação em 1955. Esse resultado confirma os números apontados pelas pesquisas divulgadas pela Folha de Valinhos entre julho e outubro.
Em segundo lugar ficou a atual prefeita, Lucimara (PSD), que obteve 16.415 votos, correspondendo a 25,70% do eleitorado. Alexandre Tonetti (União Brasil) ficou em terceiro lugar com 14.721 votos (23,03%), seguido por Léo Pinho (PT), que recebeu 2.247 votos (3,52%), e Lineu Bueno (Novo), com 1.167 votos (1,83%). Votos brancos somaram 4,10% e nulos chegaram a 5,60%. No total, foram computados 63.870 votos válidos, o que representa 90,29% do total de eleitores.
Em segundo lugar ficou a atual prefeita, Lucimara (PSD), que obteve 16.415 votos, correspondendo a 25,70% do eleitorado. Alexandre Tonetti (União Brasil) ficou em terceiro lugar com 14.721 votos (23,03%), seguido por Léo Pinho (PT), que recebeu 2.247 votos (3,52%), e Lineu Bueno (Novo), com 1.167 votos (1,83%). Votos brancos somaram 4,10% e nulos chegaram a 5,60%. No total, foram computados 63.870 votos válidos, o que representa 90,29% do total de eleitores.
Ainda faltam 13 urnas para serem contabilizadas, mas Franklin já é tecnicamente considerado o próximo prefeito de Valinhos. O resultado oficial ainda será confirmado pela Justiça Eleitoral, mas a vantagem numérica é decisiva.
Durante a comemoração no Comitê Eleitoral, Franklin e seu vice, Mayr, foram recebidos por correligionários, amigos e familiares. Emocionado, Franklin anunciou o resultado da primeira urna que chegou até ele, agradecendo à equipe de campanha e reafirmando seu compromisso com o futuro da cidade.
“Foi uma campanha difícil, lutamos contra adversários que divulgaram fake news e criaram obstáculos, mas agradeço a Deus por esta grande vitória. Amo Valinhos e vou me empenhar para que todos os valinhenses voltem a desfrutar de uma melhor qualidade de vida”, declarou.
O resultado da eleição reflete o desejo de mudança do eleitorado valinhense, que manifestou seu descontentamento com a atual gestão e optou por uma nova liderança. Vinte anos após o governo do ex-prefeito Vitório Antoniazzi (in memoriam), o Partido Liberal (PL) retorna ao comando da cidade. Vale lembrar que foi durante o governo do PL que Valinhos ganhou marcos importantes, como a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros, e grandes avanços na educação, com a construção de escolas e creches.
Com uma abstenção superior a 21%, o pleito deste ano deixa clara a necessidade de renovação e o desejo de um futuro melhor para Valinhos.
Resultado das Eleições 2024 para Prefeito
Candidato | Votos | % |
---|---|---|
Franklin (PL) | 29.320 | 45,91% |
Lucimara Godoy (PSD) | 16.415 | 25,70% |
Alexandre Tonetti (União Brasil) | 14.721 | 23,03% |
Léo Pinho (PT) | 2.247 | 3,52% |
Lineu Bueno (Novo) | 1.167 | 1,83% |
Brancos | 2.902 | 4,10% |
Nulos | 3.963 | 5,60% |
Votos Válidos | 63.870 | 90,29% |


