Alternativa

Festival de Capoeira celebra legado do Mestre Paranhos e a força do Grupo Aruanda

Evento acontece no CACC no próximo sábado, dia 23, com rodas de capoeira, música, dança e muita tradição e cultura Afro-Brasileira

Valinhos se prepara para celebrar a rica história da capoeira em um grande festival. No próximo sábado, dia 23, a partir das 13h30, o Centro de Artes, Cultura e Comércio – CACC `Adoniran Barbosa`, será palco de um evento organizado pelo Grupo Aruanda, um dos mais tradicionais da cidade.

De acordo com os organizadores, o evento visa não apenas divulgar a prática esportiva, mas também resgatar e celebrar o legado do Mestre Paranhos, fundador do Grupo Aruanda, primeiro grupo de capoeira de Valinhos, na década de 1980. “A figura do Mestre Paranhos foi fundamental na disseminação da capoeira em nossa cidade, iniciando as primeiras aulas de capoeira com o apoio da Prefeitura, e espalhando essa arte por diversos bairros, criando uma verdadeira rede de aprendizado e inclusão”, disse o instrutor Melk Alves que, ao lado do contramestre Adailson Mariano, assumiram a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho.

Sob essa nova liderança do Grupo Aruanda, foi também criada a Associação Cultural e Desportiva Aruanda de Valinhos, entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de promover não só a capoeira como esporte, mas também como uma poderosa ferramenta de transformação social e cultural.

“São 44 anos de história em Valinhos e um rico legado. Queremos com esse evento enaltecer esse legado e promover a rica herança cultural afrobrasileira através da capoeira, uma arte que mistura dança, música, luta e, acima de tudo, resistência”, explica Melk.

De acordo com ele, será uma grande celebração da capoeira em sua forma mais autêntica, com a presença de mestres e capoeiristas de diversas partes da região. O evento é uma grande oportunidade para que toda a comunidade possa vivenciar de perto a história e as tradições da capoeira, desde suas raízes até sua expressão contemporânea`, ressalta Melk.

Com 44 anos de história, o Grupo Aruanda tem sido fundamental na disseminação da capoeira em Valinhos. O festival será uma oportunidade para celebrar esse legado e para apresentar a capoeira em sua forma mais autêntica, com rodas de capoeira, samba de roda, maculele e apresentações de alunos de diferentes níveis. “Nosso objetivo é manter as tradições da capoeira, mas também trazendo inovações para a prática e para o envolvimento da comunidade”, disse.

Segundo Melk, durante o evento, o público poderá presenciar diversas artes culturais brasileiras: Rodas de capoeira. Samba de Roda, Maculele, apresentações dos alunos do grupo aruanda com praticantes de diferentes níveis.

Tradições e Valores da Capoeira no Grupo Aruanda

A capoeira é muito mais do que uma prática esportiva. Ela é um símbolo de resistência e um patrimônio imaterial da cultura brasileira, que une pessoas de diferentes idades, origens e histórias.

Para o Grupo Aruanda, a capoeira é vivida com base em valores fundamentais como:

Respeito: Essencial em todas as relações, mas também dentro da roda de capoeira, onde cada jogador, mestre ou aluno, é tratado com respeito, independentemente de sua experiência ou nível de habilidade.

Disciplina: Na capoeira, cada movimento, cada toque de instrumento, é realizado com disciplina, refletindo também o comprometimento com os valores da arte.

Inclusão: O grupo Arunda acredita na inclusao social através da capoeira, pois esta é acessível a todos, sem distinção de classe social, etnia ou idade. A capoeira tem o poder de unir as pessoas.

Solidariedade: A prática da capoeira envolve um forte espírito de colaboração, onde os participantes apoiam-se mutuamente, criando um ambiente de união e amizade.

Tradição: Resgatar e manter viva a história da capoeira é um dos compromissos mais fortes do Grupo Aruanda. Isso inclui o aprendizado dos ritmos, dos movimentos tradicionais, e a musicalidade que caracteriza a arte.Esses valores são fundamentais para o trabalho desenvolvido pelo grupo, que também aposta na promoção da saúde e no bem-estar físico e mental de seus alunos, através da prática regular da capoeira, que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, autoconfiança e autoestima.

 

COMPARTILHE NAS REDES