Valinhos

Farmácia 24h atende mais de 17 mil pessoas em seis meses

PMV – Lucas Telles e Thayna Gemin

Serviço implantado no passado zerou déficit de medicamentos, aumentou a oferta de itens e ampliou o acesso à saúde

Em quase seis meses de funcionamento, a Farmácia 24 horas de Valinhos já atendeu mais de 17 mil pessoas. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta segunda-feira, dia 27, também mostra que o estoque segue 100% regularizado, no número de itens ofertados – 129 medicamentos.

Inaugurada no dia 14 de dezembro de 2023, no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como parte do Programa Seu Remédio, a Farmácia 24 horas registrou 17.538 receitas dispensadas até o último dia 25.

“Os primeiros inúmeros mostram que o compromisso de zerar a falta de medicamentos foi honrado. Isso só foi possível porque antes da Farmácia 24 horas, nós sanamos outro problema crônico, que era a falta de uma Central de Medicamentos compatível com as normas vigentes, sem goteiras e desperdício”, afirma a prefeita Lucimara Godoy.

Desde a abertura da Farmácia 24 horas, o paciente atendido na UPA durante a madrugada, por exemplo, não precisa mais esperar a abertura da farmácia Central ou das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para retirar o medicamento. A medida atendeu lei municipal do vereador Alécio Cau e ainda contemplou a legislação federal que trata do controle sanitário de medicamentos.

Qualquer habitante de Valinhos pode retirar medicamentos, independentemente da origem da receita, que pode ser emitida pelo médico da (UPA), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPINHA), das UPAS de Campinas e Vinhedo ou ainda demais unidades da rede pública ou privada. As normas de dispensação já estão estabelecidas no Manual de Boas Práticas das Farmácias da Rede Pública de Valinhos.

O secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, informou que por enquanto é necessário apenas que o paciente tenha cadastro no Sistema SissOnline para retirar o medicamento. Caso ainda não tenha, deverá apresentar comprovante de residência, em nome do paciente, Cartão do SUS e CPF ou RG.

Cartão iCidadão

“No entanto, no futuro breve, será necessária a apresentação do Cartão iCidadão para retirar o medicamento na Farmácia 24 horas”, avisa. O documento pode ser requisitado na Central iCidadão, que funciona no prédio da Prefeitura de Valinhos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Entre os 186 itens da cesta de medicamentos de padronizados, 129 estão disponíveis na Farmácia 24 horas, como hipertensivos, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos. Já os 57 medicamentos de uso controlado, que são os psicotrópicos e insulina, continuam sendo retirados na Farmácia Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

 

COMPARTILHE NAS REDES