Valinhos

Ex-presidente do Rotay Club Valinhos fala sobre sua gestão

Durante o mandato de Henrique Tolino como presidente do Rotary Club de Valinhos, o maior desafio foi manter e aumentar o quadro social do clube, fundamental para a continuidade das ações de impacto na comunidade. Em entrevista à Folha de Valinhos, o presidente destacou as campanhas mensais de doação de sangue, que se tornaram uma tradição, e outras iniciativas que marcaram o período. Além disso, o Rotary local tem contribuído para causas globais, como a erradicação da poliomielite, e segue com planos ambiciosos para continuar transformando Valinhos

FOLHA DE VALINHOS Qual foi o principal desafio enfrentado pelo Rotary Club de Valinhos durante seu mandato?
HENRIQUE TOLINO O maior desafio dos Rotary Clubs, não só de Valinhos mas no mundo inteiro, é aumentar e manter o quadro social. Precisamos cada vez mais de pessoas que tenham interesse em dedicar parte do seu tempo para fazer alguma coisa em prol da sociedade e sem nenhum interesse adicional. Para tudo o que nos propomos a fazer, é necessário dedicação e doação pessoal. Não é só uma questão de dinheiro, ainda que este recurso é escasso e muito importante, mas o mais importante ainda são as pessoas que se dedicam a transformar a sua sociedade em uma sociedade melhor.

FV A Campanha de Doação de Sangue em Valinhos alcançou resultados impressionantes no primeiro semestre deste ano. Como você avalia a importância dessa iniciativa para a comunidade e quais foram as principais estratégias para mobilizar os doadores?
HENRIQUE TOLINO As campanhas mensais de doação de sangue já são uma tradição em nosso clube e há mais de 25 anos. Fazemos a divulgação e a organização de nossa sede para receber os doadores de sangue e cadastro de medula óssea e juntamente com a equipe do Hemocentro de Campinas, temos conseguido aumentar a cada mês o número de bolsas coletadas.

Os meios de comunicação como a Folha de Valinhos e o programa Revista da Manhã da Valinhos FM são nossos grandes parceiros na divulgação deste evento mensal, além de faixas permanentes na frente da Santa Casa de Valinhos e de nossa sede, na rua 12 de Outubro. Recentemente tivemos iniciativas como a da empresa Elettromec que levou cerca de 25 funcionários em uma única campanha. Gostaríamos de ter contato com mais empresas de nossa cidade que quisessem fazer o mesmo. Tivemos ainda o contato de um condomínio que está organizando um grupo para juntos, fazerem a doação no próximo mês de novembro. Fora estas iniciativas promissoras, fazemos a divulgação através de nossas paginas nas redes sociais e multiplicamos a divulgação através de mensagem de WhatsApp.

FV Os números da Campanha de Doação de Sangue mostram um impacto significativo na saúde pública. Quais foram as parcerias mais importantes estabelecidas pelo Rotary Club para alcançar esses resultados?
HENRIQUE TOLINO Como disse anteriormente, grupos de doadores de uma mesma empresa ou de um condomínio, no modelo de um “grupo solidário” trazem aumento significativo de bolsas coletadas. Quando a empresa incentiva o colaborador a esta boa ação, o colaborador se sente valorizado por estar fazendo parte da campanha e ainda tem os benefícios por ser um doador, e isso para empresa não custa nada. Iniciativas de condomínios também são benvindas pois estes grupos trazem um aumento significativo do número de doadores. Estamos sempre a disposição e deixo o meu contato pessoal para grupos que queiram se organizar e fazer esta boa ação. (19) 98928-5520.

FV Durante sua gestão, o Rotary Club de Valinhos esteve envolvido em diversas outras ações sociais. Quais foram os projetos que mais marcaram esse período e como você enxerga o impacto dessas iniciativas na cidade?
HENRIQUE TOLINO Durante o ano 2023/2024 fizemos além das campanhas mensais de doação de sangue, promovemos o intercambio de jovens, fizemos algumas doações para o Lar do Velhinhos, mantemos um banco de empréstimo de cadeiras de roda e cadeiras de banho, apadrinhamos a fundação de um Rotaract Club – clube de Rotary formado por jovens rotarianos a partir de 18 anos, tivemos um aumento significativo do numero de sócios com a entrada de mais 6 associados, além de outras atividades pontuais.

FV O Rotary Club tem uma missão global de promover a paz e combater doenças, entre outros objetivos. Como o clube local tem contribuído para esses objetivos globais e quais foram os avanços alcançados?
HENRIQUE TOLINO

O programa de intercâmbio de jovens é uma das iniciativas que proporciona a integração de jovens e famílias do mundo inteiro e contribui para o entendimento entre os povos. Neste ano, estamos recebendo uma intercambista dos Estados Unidos e temos uma jovem que viajou para a Dinamarca neste mês, através deste programa. O combate a doenças é feito principalmente por meio do investimento que o Rotary Mundial faz, especialmente na campanha de vacinação contra a poliomielite, nossa principal bandeira na área da saúde no mundo. O RC está contribuindo ativamente com recursos e pessoal para a erradicação dessa doença, e aproveito para fazer um apelo aos pais e avós: mantenham as carteiras de vacinação de seus filhos e netos atualizadas. Procure um posto de saúde e atualize as vacinas de seus filhos e netos.

FV A atuação do Rotary Club vai além das fronteiras locais, integrando-se a uma rede global de líderes. Como o Rotary Club de Valinhos tem colaborado com clubes de outras regiões ou países para resolver problemas em comum?
HENRIQUE TOLINO Os rotarianos de todos os clubes fazem contribuições mensais em dinheiro para a Fundação Rotária, que, através de programas de subsídios, busca nas comunidades projetos para investir esse dinheiro arrecadado. Temos investimentos em conjunto com RC de outros países e até verbas oriundas de nosso próprio distrito, para serem aplicadas em projetos sociais locais de longa duração e de cunho sustentável. Convido as entidades que tenham interesse em buscar ajuda para projetos específicos a entrarem em contato conosco; podemos analisar cada uma das demandas e ver o que é possível fazer.

FV Quais são os planos futuros do Rotary Club de Valinhos para continuar impactando positivamente a comunidade, especialmente nas áreas de saúde e educação?
HENRIQUE TOLINO Este ano estamos planejando algumas atividades da área do meio ambiente além de projetos na área cultural, saúde e de sustentabilidade. Temos infinitas frentes de trabalho e como disse, recursos financeiros e mão de obra limitados. Temos sempre que estar escolher o que é possível e que terá mais resultado.

FV O que você acredita que ainda pode ser melhorado ou ampliado na atuação do Rotary Club de Valinhos para que ele continue sendo uma força transformadora na cidade?
HENRIQUE TOLINO Primeiramente, precisamos continuar aumentando nosso quadro social. Quem tiver interesse em ser rotariano ou contribuir de alguma forma com nossa organização, nos procure. Todos serão muito bem-vindos. Precisamos também nos aproximar mais das entidades de Valinhos que, de alguma forma, assistem à sua comunidade, que têm demandas alinhadas com as nossas frentes de trabalho e que precisam de alguma ajuda, tanto na organização quanto na implementação de projetos duradouros. Reforço que o Rotary Club não faz doações simplesmente. Buscamos projetos duradouros, com gestão própria, que farão a diferença na sociedade por um longo período de tempo.

FV Após deixar o cargo de presidente, quais são seus planos pessoais e como você pretende continuar contribuindo com o Rotary e a comunidade de Valinhos?
HENRIQUE TOLINO O O cargo de presidente é apenas uma das diversas atividades de um rotariano. Foi muito bom ter tido essa experiência durante os últimos 12 meses.
Agora, com a nova diretoria já empossada, estou responsável pela coordenação do Interact Club e pela pasta da Diretoria de Projetos Humanitários na gestão 2024/2025 da presidente Kirsten Petinelli.

COMPARTILHE NAS REDES