Valinhos

Estudantes de Valinhos serão multiplicadores de informações sobre Terceira Idade

Centro do Idoso e Conselho Municipal receberam 35 alunos do projeto de protagonismo juvenil da Educação

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), recebeu nesta segunda-feira, dia 27, 35 alunos de 11 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’S), além de professores, coordenadores e diretores. O objetivo foi disseminar informações sobre a Terceira Idade e sua situação na cidade aos estudantes, que serão multiplicadores em suas unidades escolares.

Desenvolvida pelo Departamento da Família da Assistência Social, a atividade com a Educação está prevista no Plano Ação 2024 do conselho municipal, em vigor desde fevereiro deste ano. Foram apresentadas as 59 ações que envolvem oito Secretarias – Cultura, Mobilidade Urbana, Saúde, Esportes e Lazer, Trabalho e Previdência dentro do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Segurança Pública, além da Assistência Social e Educação.

O presidente do CMDI, professor Zeno Ruedell, falou sobre denúncias de maus-tratos contra idosos e também apresentou o crescimento populacional para pessoas acima de 60 anos. “Em 1950 a perspectiva de vida era de 45 anos. Hoje é de 78 anos. A cidade tem hoje 24.179 idosos. Precisamos refletir sobre tudo isto”, afirmou professor Zeno.

Já a coordenadora da Divisão do Idoso, Marisa Mathias, apresentou as atividades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura aos idosos, entre elas Oficina de Memória, Pintura em Tecido, Teatro, Informática, Ginástica, Jogos de Salão, Violão Avançado, Dança de Salão, Crochê, Escaleta/Fanfarra e o Projeto Peixe & Cia. Atualmente, a mais recente parceria do CCI é com a Faculdade São Leopoldo Mandic, que promove atendimento com dois geriatras e estudantes.

“O resultado deste trabalho reflete na diminuição de remédios, com acompanhamento médico. Traz ainda reflexões na saúde de uma forma global, mas muitos idosos trazem situações cotidianas tristes. Alguns dizem que são invisíveis dentro da família”, revelou Marisa.

Para a diretora do departamento, Tarissa Montero, os cuidados e direitos da Terceira Idade envolvem também a família. “É preciso que os netos saibam e reconheçam os direitos e os cuidados com os avós”, exemplificou a diretora. As ações do departamento, do qual o CCI e a Divisão da Família fazem parte, tem como objetivo o fortalecimento de vínculos familiares e o bom relacionamento familiar. Uma ação para a valorização da família, o resgate dos laços familiares, da relação saudável pautada pelo respeito, amor e verdade.

O encerramento do encontro intergeracional foi com uma aula de teatro. As alunas fizeram uma pequena apresentação do tema trabalhado, que incluiu até uma cantoria. Ao final teve alunos que pediram para fotografar com as idosas.

Protagonismo juvenil

Desde o início do ano, a Secretaria da Educação promove um projeto voltado para o protagonismo juvenil com alunos do 1º ao 9º ano. Os alunos do grêmio estudantil participam de palestras e desenvolvem o tema dentro das suas unidades escolares, replicando o que aprenderam aos demais. O primeiro tema foi o empoderamento feminino e a dignidade íntima, sob a orientação da coordenadora do Projeto Protagonismo e Equidade na Escola, Gleice Maria Severo da Silva, e do coordenador de Divisão de Convivência e Clima Escolar, Luís Gustavo Guimarães.

“Já os alunos menores, das creches e educação infantil, os temas são trabalhados com os professores em suas unidades”, explicou a diretora pedagógica, Elisângela Pereira Barreto, que também esteve presente na palestra.Participaram da atividade as EMEB’s Cecília Meireles, Dona Carolina de O. Sigrist, Prof. Dirce Antônio, Gov. André Franco Montoro, Gov. Orestes Quércia, Fany Moletta, Horácio de Salles Cunha, Vice Prefeito Antônio Mamoni, Luiz Antoniazzi, Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto e Waldomiro Mayr.

COMPARTILHE NAS REDES