Valinhos

Troca na direção de partidos pode definir rumo das eleições

Dos 30 registrados no TSE, 20 estão com órgão dirigentes ativos na cidade Partidos políticos tem ate dia 6 de abril para regularizarem a situação junto ao TSE

Faltando menos de 20 dias para que os partidos políticos, que tenham interesse em disputar as eleições municipais deste ano, regularizem a situação junto a Justiça Eleitoral, a Folha de Valinhos repetiu esta semana o levantamento que fez em outubro de 2023 junto ao portal do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – onde constatou, naquela ocasião, que dos 30 partidos com registro no TSE, 23 deles tinham ou teve diretório ativo em Valinhos, desse total apenas 16 estavam com a situação regular no Tribunal.

As mudanças na direção dos partidos e a troca de partidos pelos politicos na janela eleitoral podem decidir o rumo da campanha eleitoral de 2024 e selar o destino de alguns políticos.

Neste novo levantamento o número subiu para 20 partidos que estão aptos participar da campanha e do pleito no dia 6 de outubro. Desses 20 partidos, apenas três tem órgão definitivo na cidade, são eles: MDB, PSDB e PT. Os demais foram constituídos através de um órgão provisório.

O que reforça a tese que grande parcelas das siglas partidárias ainda são ‘siglas de aluguel’, que durante o processo eleitoral se aliam aos grupos formados pelos grandes partidos.

A novidade neste novo levantamento foi a troca de direção de alguns partidos. Como foi o caso do União Brasil, que tinha a maior bancada de vereadores na Câmara Municipal e que era presidido pelo Veiga e que no começo deste ano – sem nenhum aviso prévio da Executiva Estadual – destitui o diretório de Valinhos e o entregou ao arquiteto Alexandre Tonetti.

Também mudou de direção o Republicanos, que era presidido pelo ex-prefeito Clayton Machado que, após mudanças internas, renunciou ao cargo no dia 16 de fevereiro. Hoje o partido é presidido por Luciano de Campos Valtriani.

O PL também sofreu mudanças no final de 2023, deixando de ser presidido por Atair do Prado Mota e passando a ser presidido por João Helio Salgado, pai da deputada Carla Zambelli. O PSB também trocou de direção, saindo das mãos da ex-vice-prefeita Lais Helena Antonio dos Santos para as mãos de Douglas Beani.

O PSDB também esta sofrendo mudanças em seu diretório este mês com a chegada do vereador Veiga, ex-União, que por consenso de seus integrantes, passa a assumir a presidência do partido.

Seis siglas partidárias – CIDADANIA, PATRIOTA, PMB, PSOL e PTB – que tem atuação política em Valinhos aparecem no portal do TSE como não vigente, órgão dirigente (provisório) sem direção definida.

Dos trinta partidos registrados no TSE seis deles não possuem diretório na cidade – PCdoB, PMN, PSTU, PCB e UP.

Confira abaixo o quadro dos partidos com os diretórios vigentes e os que estão não vigentes e seus respectivos presidentes

PRAZOS

A data-limite para que partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições se regularizem perante a Justiça Eleitoral é o dia 6 de abril.

Entre o dia 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

COMPARTILHE NAS REDES