Valinhos

Eleições 2024 em Valinhos: Campanha eleitoral começa na sexta-feira com novas regras e tecnologias

Cinco candidatos a prefeito e diversas chapas de vereadores disputarão os votos de quase 92 mil eleitores valinhenses, em um pleito marcado pela introdução de novas tecnologias e regras rigorosas contra a desinformação.

 

A partir da próxima sexta-feira, dia 16, a campanha eleitoral para as eleições municipais de 2024 estará oficialmente liberada em Valinhos. Este será o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado pelo uso de tecnologias de inteligência artificial (IA), capazes de produzir imagens e sons sintéticos quase indistinguíveis da realidade. A propaganda eleitoral seguirá até 30 de setembro, período em que os candidatos poderão apresentar suas propostas, participar de debates e realizar reuniões para pedir votos.

Em Valinhos, cinco candidatos a prefeito e seus respectivos vices estão aptos a iniciar suas campanhas. São eles: Franklin (PL) e Mayr, Lucimara Godoy (PSD) e Toloi, Léo Pinho (PT) e Débora Lopes, Alexandre Tonetti e Mauro Penido, e Lineu Bueno de Oliveira Filho e Paulo Ernani de Andrade.

Paralelamente, as chapas de vereadores de 23 partidos também estarão na disputa para ocupar as 19 cadeiras da Câmara Municipal. São eles: PL, Republicanos, Democracia Cristã (DC) e a Federação PSDB-Cidadania, que na eleição majoritária apoiam o candidato Franklin; PSD, MDB, PSB, Podemos e PRD que estão com a atual prefeita e candidata a reeleição Lucimara Godoy (PSD). As federações Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e PSOL em Rede (PSOL e Rede) que apoiam o candidato Léo Pinho; União Brasil, AGIR, PRTB, PDT, Progressistas, Solidariedade e Avante que estão com Alexandre Tonetti e o Partido Novo, de Lineu Bueno de Oliveira Filho.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que Valinhos possui 91.947 eleitores aptos a votar nas eleições de 6 de outubro de 2024. Esses eleitores serão distribuídos por 275 sessões eleitorais em 33 locais de votação. Os limites de gastos para as campanhas em Valinhos foram estabelecidos em R$ 718.261,88 para prefeito e R$ 113.559,49 para vereador, de acordo com o porte do município.

Com a crescente preocupação sobre o uso de IA na propaganda eleitoral, o TSE implementou novas regras para regular o uso dessa tecnologia. Qualquer conteúdo multimídia gerado por IA deve ser claramente identificado com um aviso ao público, seja em material audiovisual, impresso, ou rádio. A violação dessas regras pode resultar na remoção da propaganda e até na cassação do registro de candidatura.

As eleições deste ano também trazem regras rígidas contra desinformação e manipulação digital. A Justiça Eleitoral tem o poder de remover, de forma rápida, qualquer material que viole as normas, assegurando que as campanhas sejam conduzidas com integridade. Além disso, o aplicativo Pardal e o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) foram disponibilizados para que os eleitores possam denunciar irregularidades e casos de desinformação durante o pleito.

As propagandas nas ruas, como caminhadas, passeatas e carreatas, estão permitidas, desde que respeitem os horários e as potências sonoras estabelecidas pela legislação. Assim como em anos anteriores, a distribuição de brindes e o uso de outdoors e showmícios permanecem proibidos.

Com as novas tecnologias e regras em vigor, as eleições de 2024 em Valinhos prometem ser um marco na história eleitoral da cidade, com foco na transparência e na integridade do processo.

COMPARTILHE NAS REDES