Valinhos

Dezenas de cães e gatos do abrigo municipal estão disponíveis para adoção responsável

São pets filhotes e adultos, resgatados em situação de maus tratos e assistidos pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal 
“Não compre, adote! Visite o abrigo do Bem-Estar Animal de Valinhos e se encante pelos peludinhos”. É com essa mensagem que a Prefeitura, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, espera conscientizar e tocar o coração de pessoas que possam adotar dezenas de cães e gatos residentes no espaço.
O objetivo de incentivar a adoção responsável, além de garantir aos pets sob a guarda da Prefeitura uma nova vida cheia de cuidados e amor de novas famílias, também é promover o rodízio dos animais do abrigo dando chance ao resgate emergencial de outros animais vítimas de maus-tratos.
Entre os cães em adoção estão duas duplas de irmãozinhos. Carinhosamente chamados de Tarsila e Portinari, os filhotes têm cerca de 5 meses e foram resgatados de maus-tratos, onde viviam em um lugar insalubre. Pururuca e Farofa, também com cerca de 5 meses, chegaram ao abrigo após perderem a mãe por um acidente ofídico (picada de cobra).
Entre os felinos, Samara também espera por um lar. Com apenas 45 dias, “Sam”, como é chamada pela equipe, já sofreu muito, pois foi separada bem cedo da mãe e dos irmãos. Assim como todos os demais está vacinada, vermifugada, despulgada e pronta para morar com a nova família.
Já entre os adultos está Tereza Luísa. “Super carinhosa, brincalhona e companheira. Tem no máximo 2 anos e é pequenina das pernas cumpridas, pesa 8 kg. Com tanta alegria nem dá para imaginar o sofrimento que Tereza já viveu nas ruas. Foi abandonada no meio do mato com seus 4 filhotes, sem proteção e correndo risco. Tereza foi uma mamãe excepcional, cuidou muito bem de seus filhotes, que já foram todos adotados, mas Tereza ficou”, lamenta Alessandra Fontanesi, que integra a equipe.
Ela destaca que, quanto mais o tempo passa, mais fica distante o sonho dos animais atendidos no abrigo serem adotados, principalmente os que já chegaram adultos. “Convidamos as pessoas interessadas em adoção de pets para virem até aqui conhecer nosso espaço e escolher um de nossos peludinhos”, completa Alesandra.
ONDE FICA

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal mantém o abrigo na Alameda das Mangueiras, nº 823, no Parque Valinhos. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Os agendamentos para visita aos animais podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp 3829-2197 ou pelo e-mail: cbea.valinhos2020@gmail.com. Para conhecer quais cães e gatos estão para adoção os interessados também podem acessar o Instagram do DPBEA @bemestaranimalvalinhos.

Os interessados na adoção dos pets passarão por uma triagem e entrevista no local. De acordo com a diretora do Departamento, Perla Gonçalves Couto, os animais estão todos em boas condições de saúde. “Os adultos já estão castrados. Os cães e gatos são vacinados, vermifugados e medicados contra pulgas e carrapatos”, destaca.

COMPARTILHE NAS REDES