Valinhos

Dez anos depois: Situação do ADC Rigesa permanece sem solução

Após o encerramento das atividades do clube MP abriu ação questionando a venda de terreno doado pela Prefeitura 

Quando anunciou o encerramento de suas em 2014, o Esporte Clube do Rigesa um dos clubes mais tradicionais e importantes da cidade, impactou na vida de centenas de pessoas, sobretudo aqueles que defendiam a camisa do clube.

Em 2017, com os rumores de que a empresa WestRock – antiga Rigesa deixaria Valinhos (o que aconteceu em 2019) a área onde funcionava o Clube foi vendida. Mas uma ação do Ministério Público acabou questionando a venda e, passados dez anos do encerramento das atividades ninguém sabe qual destino será dado a área.

Segundo o MP, que recebeu denúncia da irregularidade através do vereador Franklin, a área não poderia ter sido vendida da forma como foi, uma vez que no contexto do terreno em questão, quando da criação do Rigesa Esporte Clube a Prefeitura havia realizado a doação de área pública – prolongamento das ruas Professor Cristiano Wolkart e Alberto Milani – num total de quase três mil metros quadrados, para a construção da sede do clube.

No termo de doação da área, de 1955, havia um artigo que determinava que, em caso de extinção da sociedade a área deveria voltar para a Prefeitura, o que não aconteceu. Documentos oficiais reforçam a tese de que a área foi vendida.

ADC Rigesa

Em 1955, primeiro ano da Emancipação Político-Administrativa de Valinhos, a Câmara Municipal aprovou e o então prefeito Jerônimo Alves Correa promulgou a Lei 54/1955, que autorizava a “prefeitura municipal a fazer doação, de trechos das ruas no Loteamento da Vila Papelão, ao Rigesa Esporte Clube”.

As ruas, a que se refere a Lei de 1955, são as atuais Professor Cristiano Wolkart e Alberto Milani. A soma dos dois trechos de rua que fazem parte do complexo construído pelo ADC Rigesa em 60 anos de existência é de quase três mil metros quadrados.

Em seu artigo 4º a Lei determina que a presente doação será feita unicamente ao ‘Rigesa Esporte Clube’. Extinto o donatário, por quaisquer motivo e a qualquer tempo, a área correspondente à presente doação reverterá à Prefeitura Municipal de Valinhos”.

Em meados de 2015 a ADC Rigesa anunciou o fim de suas atividades e este ano a WestRock, sucessora da Rigesa, anunciou que irá transferir as atividades da empresa para Porto Feliz em 2019.

COMPARTILHE NAS REDES