Valinhos

DAEV Lança Projeto Gota de Consciência nas escolas municipais

Iniciativa educa alunos sobre a importância da economia de água e sustentabilidade; primeira ação ocorre na EMEB Governador André Franco Montoro com a participação de 300 crianças

O DAEV S.A., em parceria com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, inaugurou nesta quarta-feira (3) o projeto Gota de Consciência, iniciativa que levará palestras sobre a importância da economia de água para os alunos da rede municipal. A primeira escola a receber a ação foi a EMEB Governador André Franco Montoro, no Jardim Bom Retiro, com a participação de cerca de 300 crianças das turmas dos 4ºs e 5ºs anos.

Com a presença da mascote Torneirinha e através de um conteúdo didático, os estudantes aprenderam que a água é fundamental para a vida humana e quais são as formas simples de economizar o recurso hídrico em casa, principalmente no período de estiagem.

Ações como controlar o tempo do banho, usar balde com água de reuso para limpar ambientes e automóveis, reservar água da chuva e da máquina de lavar para dar descarga no banheiro e regularizar vazamentos são essenciais para evitar o desperdício.

Os alunos receberam cartilhas educativas e interativas, além de copos personalizados do DAEV.

Projeto Gota de Consciência

O projeto Gota de Consciência faz parte do Programa de Uso Racional da Água, que cumpre um dos itens relacionadas à bandeira verde do Plano de Enfrentamento à Crise Hídrica de Valinhos, na qual o município se encontra no momento.

A ação também contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Em 2022, Valinhos foi reconhecida pelo Instituto Cidades Sustentáveis como a 3ª melhor do país em sustentabilidade e compromissos assumidos quanto as ODS’s.

O projeto engloba os seguintes ODS’s: Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; e Parcerias e Meios de Implementação.

 

COMPARTILHE NAS REDES