Valinhos

DAEV executa última etapa da duplicação da adutora do Rio Atibaia

Obra é um reforço no abastecimento da cidade e garantirá mais flexibilidade operacional beneficiando mais de 60% da população de Valinhos

O DAEV S.A. iniciou em maio a execução da última etapa da duplicação da adutora do Rio Atibaia, que capta água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA II). Serão construídos mais 2 mil metros de tubulação por gravidade em área rural para garantir mais flexibilidade operacional e fortalecer o sistema de abastecimento da cidade, beneficiando cerca de 60% da população de Valinhos.

Até o momento, já foram instalados aproximadamente 600 metros de tubos e a previsão de conclusão da obra é de oito meses. A empresa responsável é a Conesan, por meio da Tomada de Preços nº 08/2023.

Em 2023 a empresa finalizou a primeira etapa da segunda linha da adutora, em DN 400mm, feita em tubo de ferro fundido, com total de 3.838 metros de extensão, sendo 2.200 metros em trecho por gravidade e 1.638 metros de trecho de recalque.

A obra permitiu a captação de mais 90 litros por segundo (7,7 milhões de litros a mais por dia), atingindo a outorga de captação no Rio Atibaia, que é de 340 litros. Antes, chegava a 240 litros.

A ação foi um importante reforço hídrico para o município. “A duplicação do trecho da adutora permitiu Valinhos passar por todo o período de estiagem do último ano com os mananciais internos com mais de 90% de sua capacidade total”, afirmou o presidente do DAEV, Claudio Weimar Alonso.

COMPARTILHE NAS REDES