Valinhos

DAEV dá dicas simples para economizar água no período de estiagem

Mesmo com o nível de reservação dos mananciais em 98,6%, a conscientização da população é fundamental

Durante todo o ano, mas principalmente no período de estiagem, a regra é clara: economizar para não faltar. Mesmo com o nível de reservação dos mananciais de Valinhos em 98,6%, o comprometimento da população em usar a água de forma consciente é de extrema importância para que a cidade não enfrente problemas no abastecimento.

Por isso, o DAEV S.A. separou algumas dicas simples, mas que fazem a diferença quando o assunto é economia de água.

5 dicas para economizar água

1 – Banhos mais rápidos

Banhos curtos, de no máximo cinco minutos, são suficientes para a higienização do corpo. Além disso, não esquecer de desligar o chuveiro enquanto se ensaboa é uma grande ação de economia.

2 – Escovar os dentes e ensaboar a louça com a torneira fechada

Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou ensaboa as louças representa desperdício de água. Portanto, abra as torneiras somente quando for fazer o enxágue.

3 – Reaproveitar água da máquina de lavar

Reutilizar a água da máquina é um grande aliado quando o assunto é economia. Por conter apenas resíduos de sabão, ela pode ser reaproveitada para a lavagem de quintais e calçadas, por exemplo, evitando o uso de mangueiras.

4 – Não lavar carros com mangueira

Ao lavar o carro, utilize um balde. Isso limita o uso da água e, assim, você não gasta o recurso desnecessariamente.

5 – Corrigir vazamentos

Fique sempre atento com vazamentos em sua residência, eles podem acontecer sem que você perceba, mandando grande quantidade de água embora sem nenhum uso. Ao detectar qualquer infiltração ou vazamento, providencie o conserto imediatamente.

Fiscalização

É importante salientar que o DAEV S.A. fiscaliza situações de desperdício de água tratada em Valinhos de julho a novembro de cada ano, passível de aplicação de multa. A penalidade está prevista no Decreto nº 11.284, publicado pela Prefeitura de Valinhos em 22 de julho de 2022.

São consideradas formas de desperdício de água tratada a sua utilização para as finalidades de lavagens de quintais, telhados, calçamentos e passeios públicos residenciais e comerciais, bem como para o uso em piscinas e similares, assim como a lavagem de veículos automotores no âmbito residencial e irrigação de jardins (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade).

Todas as informações estão disponíveis no link https://www.daev.org.br/pagina/desperdicio-de-agua-tratada.

COMPARTILHE NAS REDES