Alternativa

Cultura: matrículas para cursos gratuitos do Centro Cultural Vicente Musseli começam dia 29

Inscrições serão pela internet e cartão iCidadão será obrigatório

A Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Valinhos, vai abrir o período de matrículas para os cursos gratuitos, que são realizados no Centro Cultural Vicente Musseli. E desta vez os interessados não precisarão se preocupar com filas, pois as inscrições para as novas vagas serão feitas, exclusivamente, pela internet por meio do ‘Valinhos 360/1DOC’. O Cartão iCidadão também será obrigatório à inscrição.

Nos dias 29 e 30 as matrículas serão destinadas aos seguintes cursos: ballet clássico, capoeira, charme dance, dança contemporânea, dança de salão, dança do ventre, hip hop, jazz e sapateado. Já em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, as inscrições serão para acordeão, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, teclado, técnica vocal, violão clássico, violão popular e violino. Para os cursos de artesanato, pintura em tela e teatro as matrículas deverão ser efetivadas em 2 de fevereiro.


COMO SE INSCREVER

Na data do curso de interesse é preciso acessar o site da Prefeitura de Valinhos (www.valinhos.sp.gov.br). Na sequência, acessar a aba ‘Cidadão’ e, depois, clicar no ícone ‘Valinhos 360/1DOC’ (https://valinhos.1doc.com.br/atendimento).

Já logado no 1DOC, o interessado deve acessar a aba ‘Protocolo’, clicar em ‘Prosseguir’ e, na escolha do ‘Assunto’, selecionar ‘Cursos Gratuitos’ e preencher o cadastro com os dados solicitados. A inscrição passará pela homologação da Secretaria de Cultura. Sem a apresentação do Cartão iCidadão ou do seu protocolo provisório, a matrícula não será aprovada.


CARTÃO iCIDADÃO

Em Valinhos, o Cartão iCidadão passou a ser obrigatório à matrícula nos cursos gratuitos de Cultura. A obrigatoriedade atende à legislação municipal disposta nos Decretos nº 11.825/2023 e n° 11.670/2023, respectivamente. Veja o passo a passo para fazê-lo:


1) Documentação exigida

Os documentos obrigatórios são RG e CPF (inclusive para as crianças) e comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone fixo) em nome do morador solicitante. O comprovante deve ter sido emitido nos últimos 60 dias.

Se o comprovante estiver no nome do cônjuge, deve ser apresentada a certidão de casamento ou de união estável. Caso o morador não tenha conta de água, luz ou telefone fixo em seu nome, deve apresentar o contrato de aluguel, com prazo determinado, com firma do locador e locatário reconhecidas. Casos excepcionais devem procurar a Central iCidadão para ver as regras de manifestação de residência.

No momento do atendimento, não serão recolhidas cópias da documentação do morador, sendo necessário apresentar a via original e física/impressa do documento exigido. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de seu responsável legal e, por isso, deverão apresentar a mesma documentação.


2) Agendamento on-line obrigatório

O agendamento é obrigatório para o atendimento e deve ser feito pela internet, a partir do site da Prefeitura de Valinhos (www.valinhos.sp.gov.br), clicando em ‘Valinhos 360’ (https://valinhos.mitraonline.com.br/servicosonline).

Ainda no sistema de agendamento, o morador deve agendar um horário para cada ente da família que for se cadastrar para o Cartão iCidadão. Todos deverão comparecer presencialmente no dia de seu atendimento.


3) Atendimento presencial

Na data de agendamento, com 15 minutos de antecedência e documentação em mãos, o morador deve comparecer na Central de Atendimento iCidadão, que fica na Rua Antônio Carlos, nº 301, Centro, no Paço Municipal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Lá, deve apresentar a via original e impressa dos documentos exigidos. A equipe fará a digitalização da documentação e fará o recolhimento da biometria facial e digital. Por isso, é indispensável o comparecimento da pessoa que vai se cadastrar.


4) Protocolo e emissão do cartão

Concluído o atendimento, o morador receberá o seu protocolo provisório. Esse é o demonstrativo de que já efetuou o seu cadastro, para receber a matriz do Cartão iCidadão. Com o protocolo provisório o residente já conseguirá ter o acesso facilitado às matrículas nas modalidades de esportes e aos cursos culturais municipais.

Tanto a inscrição on-line às atividades de Esportes, Lazer e da Cultura, quanto a obrigatoriedade do Cartão iCidadão estão dispostos na legislação municipal, por meio dos Decretos nº 11.825/2023 e n° 11.670/2023, respectivamente.

COMPARTILHE NAS REDES