Valinhos

CRAS Figueiras tem oficina voltada à geração de renda

Primeiro workshop foi à confecção de mandalas em lã; ação é promovida em parceria com a Cultura
O CRAS Figueiras teve uma tarde muito especial nesta terça-feira, dia 20, com o início de uma nova turma de oficina à geração de renda para mulheres. Intitulado ‘Que toda dor vire arte, vire flor, seja amor’, o primeiro workshop gratuito enfocou a elaboração de mandalas e reuniu 12 participantes. O público-alvo é de mulheres de famílias referenciadas na unidade ou inseridas no território de ação.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Flávia Cristina Montagnero, a ação visa despertar e valorizar a criatividade de seus participantes e, também, oferecer uma atividade que propicie a autonomia financeira. As aulas são ministradas pela artista Rosângela Serafim Fazani, especialista neste tipo de expressão artística. A oficina é oferecida pela Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Assistência Social e Cultura.
“As mandalas têm poder visual e estético, que atraem a atenção das pessoas. Seus padrões simétricos e repetitivos estimulam o cérebro de uma forma única, despertando sensações de calma, relaxamento e concentração. Esse tipo de arte auxilia na concentração, na organização dos pensamentos e trabalha os dois lados do cérebro, tanto o emocional quanto o racional”, disse a artista.
A oficina terá dois momentos. O primeiro é o próprio workshop, com dois encontros para a confecção de mandalas em lã. O outro será de crochê e ocorrerá durante todo o ano. “Esses encontros vão além de promover geração de renda, mas também ajudam a proporcionar um espaço rico à troca de experiências, acolhimento e reflexão. É uma satisfação poder proporcionar oportunidades significativas para as mulheres assistidas, contando com a parceria da Secretaria de Cultura”, reforçou a supervisora da unidade, Michele Fassoli.
Além do CRAS Figueiras, as oficinas estão previstas para acontecerem nos bairros Jardim Universo, Figueiras e no Vila Progresso; na Coordenadoria Especial de Política para as Mulheres, Associação dos Clubes de Mães de Valinhos (CEAR), Centro de Orientação Humana e Crista Santa Rita de Cássia (COHCRIC) e na Feira ‘Arte na Praça’.
Desenvolvimento de autonomia
Além de garantir a proteção social da população, por meio de recursos de transferências de renda, o CRAS também atua com o objetivo de estabelecer a autonomia dos indivíduos, bem como fortalecer os vínculos comunitários e familiares.
“E isso inclui um atendimento que fortaleça esses vínculos e trabalhe a autonomia e potencialidade de cada usuário. Por isso, a relevância desse trabalho em grupo, que fortalece vínculos familiares e comunitários, propicia a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho, além de prevenir situações de risco e vulnerabilidade social”, explicou Márcia Regina Baldini Arruda, que é monitora técnica e facilitadora responsável pela organização e realização das oficinas do CRAS Figueiras.

COMPARTILHE NAS REDES