Valinhos

Combate a Dengue chega ao Santa Maria e Samambaia nesta segunda-feira, dia 5

Nesta segunda-feira, dia 5, a Prefeitura de Valinhos – por meio da Secretaria de Saúde – faz a nebulização com inseticida de imóveis nos bairros Samambaia e Santa Maria. A ação é para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypiti na região do Jardim São MarcosOs próximos locais serão definidos conforme a incidência de casos.

A Vigilância Epidemiológica orienta que os moradores abram as portas e janelas, levantem cortinas, puxem sofás e desencostem as camas das paredes, locais onde o mosquito costuma ficar escondido. A equipe de vetor alerta, ainda, que o produto também tem ação contra outros tipos de insetos que estejam presentes nas residências durante a aplicação.

A ação é feita em conjunto com a Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual, obedecendo protocolo do Ministério da Saúde. A nebulização inicia sempre a partir das 8h30 e os moradores são avisados antecipadamente pela equipe de vetor. Durante a aplicação, os imóveis devem ficar vazios, inclusive sem os animais de estimação.

Além do fumacê, a Secretaria de Saúde segue com as buscas ativas pelas equipes de Combate às Endemias. Quando um caso de dengue é confirmado em determinada região, há avaliação do local onde a pessoa mora e monitoramento da disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis.

Em Valinhos, quem tiver sintomas da dengue deve procurar diretamente a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para passar por clínico-geral e, a partir da análise do profissional de saúde, realizar o hemograma e teste rápido. Os sintomas típicos da doença são febre, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e dor no corpo. Os resultados saem, em média, em 24 horas.

 

COMPARTILHE NAS REDES