Valinhos

CLT recebe a 3ª edição da Caminhada Pelo Fim Da Violência Contra a Mulher neste domingo

Inscrições podem ser feitas pela internet;  evento também receberá 2ª edição da Feira da Mulher Empreendedora
 

O Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva recebe neste domingo, dia 10,  a 3ª Caminhada Pelo Fim Da Violência Contra a Mulher. A atividade será feita em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – que é celebrado em 8 de março – com o objetivo de fortalecer a cultura de não violência e respeito ao público feminino de Valinhos.

As inscrições para participar devem ser feitas em https://forms.gle/EE5fPHdqHzzRcm7U9. O evento também terá a 2ª edição da Feira da Mulher Empreendedora e outras atrações, entre elas aula de zumba. Aproximadamente 900 pessoas são esperadas à edição, de acordo com os organizadores.

A ação será promovida pelas secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Assistência Social e Esportes e Lazer, por meio da Guardiã Maria da Penha e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres.  O CLT fica na Avenida Drº Altíno Gouvêia, 878, Jardim Pinheiros. ​

Projeto Guardiã Maria da Penha e Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres

Em Valinhos, as diretrizes básicas para ações de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência na cidade estão dispostas foram instituídas a partir da Lei nº 6.336/2022.

Pouco tempo depois, a cidade também ganhou o Projeto Guardiã Maria da Penha. Instituído por meio da Lei nº 6.349/2022, é desenvolvido pela Guarda Civil Municipal de Valinhos e focado na proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal.

Atualmente, o projeto atende 53 medidas protetivas, com visitas residenciais e acompanhamento telefônico para que não sejam importunadas pelos agressores. Também já capacitou mais de cem mulheres em defesa pessoal, com técnicas de evasão de situações de risco iminente de violência, ensinando como escapar de esganaduras, empurrões e agressões.

Dentro do projeto, a cidade ganhou em 2023 a ‘Sala Lilás’, com acolhimento humanizado e privacidade às vítimas, além de espaço para brinquedoteca para os seus filhos.

COMPARTILHE NAS REDES