Valinhos

Anúncio de duplicação da Avenida Invernada gera questionamentos a 19 dias das eleições

Obra aguardada há mais de 20 anos é anunciada logo após o candidato Franklin do PL ter postado em suas redes sociais a proposta de duplicação da avenida. Anuncio da Prefeitura causa suspeitas de uso político

A Prefeitura de Valinhos anunciou, na última terça-feira, dia 17, ‘exclusivamente’ através do perfil do Jornal de Valinhos no Instagram – com direito a imagens aéreas da rodovia feitas por drone, o início da preparação de solo para a obra de duplicação de um trecho da Avenida Invernada, uma das principais vias da cidade. No entanto, o anúncio ocorreu apenas 19 dias antes das eleições municipais, o que gerou questionamentos, já que o candidato Franklin (PL) havia incluído essa proposta em seu Plano de Governo e divulgado, em suas redes sociais no dia 13 de setembro, que essa obra seria uma de suas principais realizações, caso eleito.

No entanto, o tempo do anúncio da obra levanta suspeitas, especialmente pelo fato de que a prefeita Lucimara de Godoy (PSD), ser candidata à reeleição nas eleições do dia 6 de outubro. Franklin, também candidato, havia destacado em sua campanha que a duplicação da Avenida Invernada era uma de suas principais metas, ressaltando que a obra é essencial para conectar melhor as regiões sudoeste e sudeste da cidade, aliviando os congestionamentos diários.

A duplicação da Avenida Invernada é uma demanda antiga de Valinhos, aguardada por mais de duas décadas, como revelou um levantamento feito pela Folha de Valinhos. A obra já havia sido mencionada em projetos anteriores, desde a gestão do ex-prefeito Vitório Antoniazzi (PL), em 2004, quando houve o prolongamento da avenida até a Rua Paiquerê, através de uma parceria com a iniciativa privada. Desde então, a duplicação se tornou um dos principais gargalos de infraestrutura na cidade.

De acordo com as informações contidas na notícia, a obra deve ocorrer em um trecho de 1,4 km, entre o Supermercado Dalben e o Clube Atlético Valinhense. Os trabalhos já começaram com a sondagem de solo e análise nas margens da via, e a próxima etapa envolverá a drenagem e movimentação de terra. A justificativa dada é de que a duplicação irá melhorar o fluxo de trânsito e garantir mais segurança aos usuários da avenida.

A coincidência entre o anúncio oficial da prefeitura e a proposta do candidato trouxe à tona discussões sobre o uso de obras públicas como estratégia política em tempos de eleição. Para muitos, o anúncio pode ser visto como uma tentativa de capitalizar em cima de uma demanda antiga que, até então, não havia saído do papel, mas que agora, às vésperas do pleito, ganhou destaque.

 

COMPARTILHE NAS REDES