Valinhos

André Amaral e Alexandre Japa são os vereadores mais votados em Valinhos e quebram marca histórica

Vereadores eleitos pelo PL e PRB ultrapassam a marca de dois mil votos após 16 anos e se preparam para a próxima legislatura

Nas eleições do último domingo, dia 6, os vereadores André Amaral (PL) e Alexandre Japa (PRD) se destacaram como os mais votados em Valinhos, ultrapassando a expressiva marca de dois mil votos, algo que não ocorria desde 2008.

André Amaral foi o mais votado, com 2.145 votos, o que corresponde a 3,58% dos votos válidos, seguido de Alexandre Japa, com 2.019 votos. Esse feito os coloca ao lado de marcas de votação históricas, como a obtida pelo vereador Tunico, que em 2008 foi o último a atingir esse patamar, com 2.359 votos.

Além dos dois, a vereadora Mônica Morandi (PSDB), uma das principais defensoras da causa animal, completou o pódio dos mais votados, com 1.946 votos, consolidando-se como uma das principais forças políticas da cidade.

Gratidão e compromisso

André Amaral, em sua primeira fala após o resultado, destacou a responsabilidade que acompanha o expressivo apoio popular:

“Sou profundamente grato pela votação de 2.145 votos, resultado de muito trabalho, dedicação e diálogo constante com a população de Valinhos. Acredito que essa confiança reflete o compromisso que assumi desde o início do meu mandato: defender os valores da vida, da família e trabalhar pelo bem comum”.

O vereador mais votado já se prepara para uma importante missão, coordenar a Sessão de Posse dos 19 vereadores eleitos e dar posse ao prefeito eleito Franklin e ao seu vice-prefeito Mayr, que acontecerá no dia 1º de janeiro no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Municipal.

Alexandre Japa atribui sua expressiva votação ao diálogo aberto que manteve com a comunidade, à dedicação para entender as reais necessidades de cada bairro e à busca constante por soluções que façam a diferença na vida das pessoas. Segundo ele, o apoio da família, da sua equipe que trabalhou incansavelmente, dos meus amigos  e de todos os que acreditaram nas suas propostas foi fundamental para alcançar essa conquista.

“Essa votação expressiva reflete não apenas o reconhecimento do trabalho que venho realizando, mas também a esperança de que juntos podemos construir uma cidade melhor. Dedico essa conquista a Deus, que me deu forças e sabedoria para trilhar esse caminho”, finalizou

Histórico e comparação

A marca de dois mil votos é significativa na política local. Desde 2008, com Tunico, nenhum vereador tinha ultrapassado essa barreira. Antes disso, Lourivaldo Messias de Oliveira detinha o maior número de votos absolutos em Valinhos, com 2.396 votos na eleição de 2000, quando a cidade contava com 51.228 eleitores e a Câmara era composta por 17 vereadores.

Já o vereador que recebeu o maior percentual de votos válidos foi o Vitório Humberto Antoniazzi (in memoriam), na eleição de 1972, quando a Câmara tinha uma composição de 11 vereadores, Valinhos tinha um universo de 12.810 eleitores. Vitório obteve nessa eleição 1.226 votos ou 9,57% dos votos válidos.

Clique aqui para seguir o Canal FV Conecta da Folha de Valinhos 

COMPARTILHE NAS REDES