RMC

Alerta meteorológico RMC deve ter maior volume de chuva do estado

Centro de monitoramento da Defesa Civil de São Paulo. Foto: Defesa Civil/Divulgação

Defesa Civil alerta para volume de 200 milímetros para Região Metropolitana de Campinas, onde Valinhos está localizada

O Estado de São Paulo deve ter chuvas e ventos intensos entre sexta-feira, dia 18 e domingo, dia 20, em todas as regiões, o alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil de São Paulo nesta quarta-feira, dia 16. A atenção especial é para cidades do interior. Os maiores volumes pluviométricos são esperados para as regiões da Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. De acordo com a Defesa Civil, os índices previstos são de 200 milímetros para essas áreas.

Além disso, os grandes volumes de água vêm acompanhados de rajadas de vento que podem chegar a mais 60 km/h e granizo.

A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo. “É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evite áreas abertas, encostas, tome cuidado com quedas de árvores e busque abrigo e local seguro”, afirma o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Previsão do Tempo para Valinhos e RMC

O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp informa que o tempo na Região Metropolitana de Campinas – RMC –  começa a mudar a partir desta sexta-feira, dia 18, quando as condições de instabilidade ganham reforço, aumentando as chances de chuva na região, bem como seus volumes e impactos associados – o que deverá se prolongar pelo final de semana. A sexta-feira amanhece sob predomínio de sol, mas ao longo do dia a presença de nuvens aumenta, e as condições são favoráveis ao desenvolvimento e aprofundamento das mesmas.

Temporais são esperados a partir da tarde, com principal risco associado às descargas elétricas e ao volume e intensidade das chuvas. As temperaturas ficam entre 20 e 34°C. O final de semana também deverá ter chuvas recorrentes, com picos de intensidade, especialmente no sábado.

Para o sábado, dia 19, a tendência é de céu nublado a encoberto, com chuvas a qualquer momento – persistentes ou recorrentes. Alguns períodos de chuvas mais fortes, especialmente a partir da tarde, poderão ocasionar transtornos como alagamentos e enxurradas. As temperaturas ficam mais amenas e com menor amplitude térmica – mínima em torno de 19°C e máxima em torno de 25°C. À noite, os ventos ganham intensidade e deverão soprar moderados a fortes até a manhã de segunda-feira.  Chuvas poderão ocorrer também no domingo, especialmente até o final da manhã.

COMPARTILHE NAS REDES