Brasil e Mundo

Joe Biden desiste da reeleição

Não suportou a pressão. Foram necessários 25 dias do primeiro debate para Joe Biden anunciar sua desistência da disputa presidencial.

Por meio de uma nota, Biden de 81 anos agradeceu pelos 4 anos no comando do país e disse que decisão “é do melhor interesse do meu partido e do país”. Você pode ler na íntegra clicando aqui.

Depois do trágico debate com Trump, há menos de um mês, a capacidade de Biden — incluindo a cognitiva — estava sendo questionada por boa parte da nação, incluindo seus eleitores e financiadores da campanha.

Para se ter uma ideia, mais de 30 parlamentares de seu partido falaram abertamente para Joe desistir, sendo 14 somente nesse final de semana.

Além disso, 2/3 dos eleitores democratas queriam que Biden deixasse a campanha. Até Obama, seu fiel companheiro, sugeriu na sexta que ele deveria repensar.

Why it matters: A última e única vez que isso aconteceu nos Estado Unidos foi em 1968, com Lyndon B. Johnson, tornando a disputa de 2024 ainda mais histórica.

O que acontece agora?

O grande assunto dos próximos dias em Washington irá substituir o democrata. Ao que tudo indica, sua atual vice, Kamala Harris, será a escolhida e o prazo final para nomeação acaba no dia 22/08.

Apesar de ser o caminho mais lógico, nada está definido e o relógio corre contra os democrats, que também precisam de um vice de Kamala for a escolhida.

As aspas mais importantes de Washington:

Trump: “Vai ser até mais fácil de derrotar Kamala”

Obama: “Vamos navegar por águas desconhecidas agora”

Presidente da Câmara disse: ”Se não está apto para disputar, também não está apto para ser o presidente”

Ex-chefe de gabinete de Biden: “Doadores e políticos expulsaram o nosso candidato”

Nos próximos seis meses, a maior potência mundial será comandada por presidente declaradamente frágil e fora de sua melhor forma.

Como fica a corrida?

Na corrida, Trump segue favorito nas pesquisas e ganha bastante força na reta final. O republicano está à frente em 6 dos 7 estados decisivos, tendo arrecadado quase US$ 100M a mais que a oposição.

Nas redes sociais, há outra vantagem colateral, já que @realdonaldtrump tem 25 milhões de seguidores contra os 15M de @kamalaharris.

PS: O editor das capas da Time merece um aumento?

COMPARTILHE NAS REDES