Brasil e Mundo

“Foi Deus que impediu que o impensável acontecesse”

(Foto: AFP)

Fonte: The News

Essas foram as palavras de Donald Trump na manhã de ontem, dia 14, após sobreviver a uma das mais icônicas tentativas de assassinato da história.

Durante um comício na cidade de Butler, Pensilvânia, o 45º presidente dos Estados Unidos e atual candidato, tomou um tiro de raspão na orelha direita, enquanto discursava para seus apoiadores.

O atirador estava aproximadamente a um campo de futebol (120 metros) da multidão, em cima de um galpão posicionado a direita de Trump.

Thomas Crooks, foi identificado pelo FBI como um jovem de 20 anos, morador de uma cidade localizada a 60 minutos do local do atentado. Ele foi morto segundos depois dos disparos pelo Serviço Secreto americano.

Não se sabem os motivos de Thomas, que matou um pai de família da plateia com seus 8 disparos e deixou outras duas pessoas gravemente feridas.

As inclinações políticas também não ficaram imediatamente claras, já que há registros dele como eleitor republicano na Pensilvânia, mas também uma doação de US$ 15 para um grupo esquerdista alinhado aos democratas.

Em uma das cenas que provavelmente ficará marcada na eternidade, ao levantar do escudo humano que fizeram sobre ele, o ensanguentado Trump não desceu do palanque até que gritasse aos seus apoiadores: “Fight, fight, fight”. Veja.

A repercussão das últimas 48 horas 🇺🇸

Políticos de todo o mundo, celebridades, atletas e CEOs, incluindo Jeff Bezos, Tim Cook e Musk se pronunciaram sobre o ocorrido. Ainda no sábado, Biden e Trump conversaram por telefone.

No pronunciamento oficial na noite de ontem, Joe pediu para que “se abaixe a temperatura da política no país”, adicionando que é necessário dar um passo para trás, condenando a violência;

Trump, por meio de sua rede social, agradeceu as orações e disse que não temerá, pedindo que os americanos permaneçam “resilientes” na fé e desafiadores diante da maldade”.

O FBI já está em posse do telefone do atirador e novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.

As consequências políticas

Há pouco mais de 100 dias do início das eleições, o cenário para o partido de Biden não poderia ser pior.

Além do impasse interno sobre sua capacidade, agora, ele tem um verdadeiro mártir como adversário.

Por outro lado — e ao contrário do esperado — Trump confirmou sua participação na Convenção Nacional do Partido Republicano (RNC) que começa hoje, em Milwaulkee, e formalizará sua candidatura.

Estatísticas: Desde 1835, considerando as tentativas e os assassinatos, dos 46 presidentes americanos, 23% (11) já foram vítimas de algum atentado. 4 foram mortos e 7 se salvaram.

 

COMPARTILHE NAS REDES