Alternativa

Soberba

Coluna Momentos

por pastor Rui Mendes Faria

Já faz alguns anos que passei a conjugar cada vez menos alguns verbos na primeira pessoa do singular. Isto por temer praticar o pecado da soberba, que consiste numa estima excessiva de si.

Há quem adore proferir em alto e bom som as próprias realizações: “Eu tenho isso”, “Eu faço aquilo”, “Eu posso”, “Eu quero”, “Eu ordeno”, e por aí vai…

Num mundo cada vez mais competitivo como o que estamos vivendo, desprovido de valores cristãos, um sentimento de independência e autonomia parece vir se infiltrando nos corações humanos, levando muita gente, incluindo cristãos, a se achar acima de todos e de tudo.

A soberba, também conhecida como o pecado da arrogância e do orgulho, é um dos principais obstáculos para a nossa busca por uma vida de virtudes e proximidade com Deus.

O remédio para a soberba é a humildade. Ser humilde não significa ser bobo, mas sim saber que nesta vida ninguém é mais importante que ninguém. Que nenhum bem material deve estar acima de uma pessoa e que relacionamentos devem ser construtivos e não destrutivos.

Ser humilde é reconhecer que há, sim, pessoas que fazem determinados serviços melhores que os nossos, mas o mais importante é reconhecer que precisamos de Deus em nossa vida.

O maior vazio de um soberbo é o espaço que ele não deixa Deus ocupar em sua mente. Aproveite esse momento e deixe a soberba de lado e cultive a humildade. Se fizermos isso com certeza iremos colher lindos frutos em nossa vida

Provérbios 16, 18 nos alerta: “A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.” No Novo Testamento, a carta de Tiago nos traz a famosa afirmação de que “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes”

Concluo com esse pensamento: “Orgulho, soberba e prepotência indicam um caminho que é a destruição.”

 Uma feliz e abençoada Semana!

COMPARTILHE NAS REDES