Alternativa

Ladrão de alegria: A preocupação – parte 2

Coluna Momentos

por pastor Rui Mendes Faria

Há outro tipo de ladrão de alegria: a preocupação, ou melhor, as pré-ocupação. Leitor querido, você sente preocupação o tempo todo? Fica cansado no fim do dia após concentrar todas as suas energias nas suas preocupações?

Um relatório a ser entregue no trabalho que não lhe sai da cabeça, a conta de luz que aumentou, o IPVA e o check-up de saúde que está atrasado. Todo mundo se preocupa com alguém ou com alguma coisa, você não é o único.

Na verdade, a maioria das pessoas estão sempre preocupas com diversas coisas ao mesmo tempo e em vários momentos do dia. A preocupação é um terrível ladrão da alegria, tirando o foco de um momento especial que deveria estar sendo vivido intensamente no presente. E o pior, geralmente nossas preocupações sequer se justificam. Costumo sempre dizer que a maioria das situações ruins que protejamos não chega a se materializar.

E, mesmo que venham a ocorrer de fato, concorda que não vale a pena sofrer duas vezes pela mesma razão? Neste sentindo, Jesus nos ensina muito ao afirmar: “portanto, não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Procure ser diligente em sua vida, é claro, mas permita-se alegrar-se com o presente, com o que você está fazendo agora. Cuidado para não deixar que ladrões emocionais o sequestrem para outro tempo que nem sequer existe.

Controle seus pensamentos e segure sua mente para que ela não se perca em meio a tantos devaneios. Sei que nem sempre é fácil, mas aprenda que o cultivo da alegria custa menos que a tristeza e traz melhores resultados. Acredite nisso. Reflita sobre isso. Seja vigilante.

Não deixe que o ladrão da alegria sequer chegue perto de você. Se ainda assim, ele o alcançar, esteja blindado. Ele NÃO pode impedi-lo de sorrir, ele NÃO pode roubar a sua paz, ele NÃO pode privá-lo de sua alegria! NÃO pode nada disso sem a sua permissão.

“Quando a alegria se apresenta, devemos abrir-lhe TODAS as portas, pois só ela afugenta o ladrão.”

Ore por sabedoria e paz interior, viva apenas um dia de cada vez e assim, construa o futuro que você merece.

Deus te abençoe!

COMPARTILHE NAS REDES