Alternativa

Inspiração e talento de Aldemir Cândido transformam o barro em peças artesanais

O figo é grande destaque da coleção

Valinhos, 4 de janeiro de 2024. A festa do figo terá entre as suas atrações, as frutas em cerâmica, obra do artista Aldemir Cândido, um trabalhador rural que via a avó fazendo peças na argila e começou também a esculpir, mas gostava mesmo de desenhar, até o dia que foi residir na Fazenda da família do saudoso artista Marcos Guimarães, que percebeu o talento de Aldemir e ofereceu a ele um curso de desenho, depois foi se aprimorando no Conselho Municipal de Cultura com a Pik.

Como trabalha no meio rural, o contato com as frutas sempre chamou atenção e assim começou a fazer as frutas, num processo bastante artesanal. Na sua bancada a variedade de frutas como figo, maçã, manga, caju, carambola, melancia, banana, abacate, goiaba, pêssego chamam atenção pela pintura feita de forma artesanal que deixa a peça muito parecida com a fruta original e detalhes que dão o toque final.

Aldemir fala com carinho do grande artista Marcos Guimarães, que o descobriu e incentivou o talento e João do Monte que o ensinou a lidar com o barro e transformá-lo em peças diversas e esculturas que tem encantado o público, especialmente na Festa do Figo, onde fica com sua banca no espaço de exposição de venda de frutas. Cada peça tem um custo de R$6,00.

Durante os dias da festa o artista vai esculpindo para o público, atualmente está trabalhando numa série da produção do figo, desde a desbrota, a colheita, a embalagem e a remessa para os mercados.

 Quem quiser conhecer o trabalho, pode acessar as redes sociais do artista, no instagram @artefrut7, no facebook  @aldemirartefrut ou pelo whatsapp  19-99546-1782

COMPARTILHE NAS REDES