Alternativa

Em entrevista pastor Rui Mendes Faria fala sobre os 37 anos da Igreja Cristo Vive

A Folha de Valinhos entrevistou esta semana o Pastor RuiMendes Faria, da Comunidade Evangélica Cristo Vive que celebra, em julho, seus 37 anos fundação em Valinhos. Casado com a pastora Fátima Faria, pastor Rui tem sob sua liderança milhares de fiéis em Valinhos e outras cidades no Brasil e também na Argentina e Moçambique. Nesta entrevista ele fala um pouco da missão da Cristo Vive e como ela se consolidou como uma das principais denominações cristãs da região, com uma história rica e uma missão clara. Além disso, o orgulho que sente pela trajetória da igreja e o recente lançamento do Centro Social C.A.R.E., um projeto que reflete o compromisso da Cristo Vive com a assistência e solidariedade.

FOLHA DE VALINHOS A Comunidade Evangélica Cristo Vive completa neste mês de julho 37 anos desde a sua fundação, sendo uma das principais denominações cristãs de nossa cidade. Como surgiu o desejo de fundar uma igreja?”

PASTOR RUI Cheguei a Valinhos ainda muito jovem, no início dos anos de 1970, em busca do meu sonho. Nasci em um lar de mãe evangélica e sabia que tinha um chamado para trabalhar pelo Reino de Deus. No começo, busquei me estruturar profissionalmente e trabalhei inicialmente no Cartonifício Valinhos e depois na Rigesa. Casei-me, tive dois filhos, e meu chamado se intensificou. Comecei a frequentar uma igreja evangélica, onde, em determinado momento, o pastor partiu e fiquei responsável pela igreja, junto com alguns fiéis. No entanto, a Cristo Vive realmente começou na sala da minha casa, no bairro Bom Retiro, onde, junto com minha esposa e filhos, iniciamos esse ministério. A estruturação adequada da Cristo Vive como um templo de Deus só ocorreu em 1987, quando adquirimos o terreno na Avenida Altino Gouveia e lançamos a pedra fundamental para a construção do templo.

FV A fundação da Cristo Vive, aconteceu no final da década de 1980 do século XX, num momento histórico menos acelerado como o atual e com os evangélicos tentando ocupar seu espaço no Brasil na missão de pregar o Evangelho, o que foi mais difícil no começo?

PASTOR RUI O O tempo era menos acelerado. Havia mais compromisso com a Palavra de Deus, apesar de existir também muita desconfiança em relação aos evangélicos cristãos, que hoje conquistaram um importante espaço na sociedade brasileira. O mais difícil foi sair do senso comum e entender que Deus tinha um propósito na minha vida e que, para cumpri-lo, eu precisava ousar, assim como outros pastores que chegavam aqui em Valinhos estavam fazendo. Valinhos teve toda sua história inicial construída pelos católicos, que também têm a missão de levar o amor de Jesus aos seus fiéis.

FV E agora, 37 anos depois, qual o maior desafio?

PASTOER RUI O tempo está literalmente mais acelerado, não me refiro aos 37 anos que se passaram entre a pedra fundamental da Igreja e o dia atual. Estou falando do tempo diário de 24 horas que todos nós temos e que ao mesmo tempo escorre pelos nossos dedos como areia. Este é um problema sério do século XXI: estamos perdendo nosso tempo com coisas fúteis e inúteis que não edificam nossas vidas.

A vida de muitas pessoas se resume a um espalmar de smartphone e dedos aflitos deslizando pela minúscula tela em busca de um sentido para a vida. Muitas dessas pessoas não entendem que o sentido da vida está em amar a Deus sobre todas as coisas, se dedicar à família e honrar pai e mãe. Entretanto, creio que Deus está no controle de tudo e a “Cristo Vive” continua firme em cumprir sua missão e propósito de levar a esperança de Deus para aqueles que ainda não descobriram o amor de Jesus.

FV Quando o senhor olha para sua Igreja com mais de 1500 membros em Valinhos e com outras unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, no Rio Grande do Sul, na Argentina e em Moçambique, o que passa pela sua cabeça?

PASTOR RUI Como mencionei na resposta anterior, a “Cristo Vive’ continua a cumprir sua missão. Ao refletir sobre essa trajetória à luz dos desafios e das conquistas, só posso agradecer a Deus por tudo que Ele já fez em minha vida, na Cristo Vive, e através dela na cidade de Valinhos. Construímos um Ministério fundamentado na rocha, e essa solidez nos trouxe até este momento de celebrar 37 anos com a Igreja crescendo. Temos quase uma dezena de unidades em São Paulo e, como mencionei anteriormente, em outros estados e países. Estamos avançando porque é o propósito de Deus, e para isso Ele levantou homens e mulheres que estiveram e estão ao meu lado para cumprir a Grande Comissão conforme Mateus 28:19–20: ‘Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.’ É gratificante ver esse sonho ganhar vida e forma, transformando vidas.

FV O que mais te orgulha nesses 37 anos de Ministério Cristo Vive?

PASTOR RUI Sempre que tenho a oportunidade de falar, seja no púlpito ou fora dele, menciono nossas conquistas, especialmente nossas igrejas que estão bem organizadas e estruturadas para receber nossos membros, incluindo todas as exigências legais para seu funcionamento, como o AVCB do Corpo de Bombeiros. Aprendi que as coisas de Deus precisam ser feitas da maneira certa e responsável. No entanto, de nada adiantaria ter o melhor prédio e a melhor infraestrutura se lá dentro não houvesse amor — não qualquer amor, mas o verdadeiro e genuíno amor de Jesus. Falar do amor de Jesus é, para mim, motivo de grande orgulho. Não há nada mais satisfatório em minha vida do que estar no púlpito, numa reunião de amigos, numa mesa de restaurante, na sala da minha casa, na academia, e poder compartilhar esse incrível amor de Jesus, através do qual pessoas que de outra forma não conheceriam a palavra de Deus se aproximam. Através do amor de Jesus, celebro hoje no Ministério Cristo Vive centenas de casamentos já celebrados, centenas de crianças apresentadas, e os acompanhamentos pastorais e aconselhamentos que realizo diariamente. Trabalhar de perto com as pessoas é minha paixão.

FV A Missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo ficou mais fácil com as novas tecnologias ou piorou?

PASTOR RUI Como disse, a tecnologia para muitos tornou-se um vício e uma prisão. Por outro lado, acredito que ela também é emancipatória se bem utilizada. É inegável que a evangelização ganhou uma ferramenta poderosa para que a mensagem de Jesus chegue a todos os cantos da Terra.

O que me preocupa, neste caso, não é a tecnologia em si, mas sim o mensageiro — ou influenciador, como se convencionou chamar — que, no afã de querer atrair mais seguidores, está se tornando maior do que a mensagem. Isso é um erro imperdoável para muitos que usam a Palavra de Deus para finalidades que não incluem levar a mensagem de Jesus até aqueles que mais precisam dela. No Ministério Cristo Vive, utilizamos a tecnologia em todos os aspectos, desde nossas redes sociais, que nos ajudam a comunicar melhor com nossos membros, até a transmissão ao vivo de nossos cultos, algo impensável há dez anos atrás. Além disso, nossas igrejas possuem sistemas de som e luz dos mais modernos existentes, porque acreditamos que, se desejamos servir a Deus, precisamos fazer o melhor.

FV Como uma Igreja local consegue impactar e transformar a vida de milhares de pessoas, a que se deve isso?

PASTOR RUI Primeiramente, esta igreja precisa ser construída dentro dos princípios da Palavra de Deus. Em segundo lugar, Deus precisa estar presente em 100% deste projeto; caso contrário, ele se torna um projeto de homens e mulheres onde os interesses divergem daquele que é ‘levar o Evangelho a todas as criaturas’. Terceiro, há um ditado popular que diz que ‘uma andorinha sozinha não faz verão’; Cristo Vive não é uma obra minha, embora o sonho possa ter sido meu, sua construção aconteceu porque Deus colocou perto de mim homens e mulheres dispostos a seguir esta visão, conforme está em Atos… A família Cristo Vive faz parte do Corpo de Cristo e, como tal, participa da jornada de fazer a Igreja de Jesus crescer de forma saudável e constante na face da terra.

FV Durante a pandemia, a Comunidade Evangélica Cristo Vive e a Igreja Católica deram um grande exemplo de desprendimento e solidariedade ao disponibilizar seu salão de festas como abrigo para os moradores em situação de rua. Em sua opinião, essa é uma das missões da Igreja neste século XXI?”

PASTOR RUI Esse foi um grande momento da Cristo Vive em Valinhos durante a pandemia. Com todas as medidas de restrições de contato e protocolos a serem seguidos, e um inverno rigoroso se aproximando naquele ano, como os moradores em situação de rua suportariam essa provação e evitariam ser contaminados pelo Coronavírus? Foi então que o Padre Dalmiro, da Paróquia de São Sebastião e com experiência no acolhimento de homens e mulheres nessas condições, procurou-me com a ideia de montar um abrigo provisório para aquele momento específico. Em nossa igreja, o salão de festas estava ocioso devido à proibição de aglomerações em qualquer tipo de evento. O Padre Dalmiro possuía expertise em acolhimento, eu disponibilizava o espaço e a Prefeitura forneceria as camas. Foi uma parceria perfeita e um exemplo de que é possível fazer o bem ao próximo sem a necessidade de utilizar a religião ou doutrina. Após conversar com minha diretoria e pastores, embarcamos no projeto que se mostrou maravilhoso e um grande exemplo de como o Evangelho de Jesus pode ser colocado em prática.

FV  A Cristo Vive é uma igreja jovem com muitos jovens. Como o Senhor os envolve em suas ações, projetos e atividades?

PASTOR RUI Tudo na Cristo Vive acontece através de uma programação específica de cada um de nossos ministérios. No caso dos Jovens Cristo Vive (JCV), há suas próprias lideranças e programação, incluindo um culto exclusivo aos sábados. No entanto, nada seria possível sem a dedicação, seriedade e exemplo de nossos líderes e pastores. Estar à frente desse projeto requer renúncia, algo desafiador para os jovens de hoje, dado o forte apelo do mundo. Portanto, procuramos oferecer aos nossos jovens uma variedade de atividades, como o acampamento anual, vigílias, teatro, música, entre outras. Eles têm liberdade para atuar no espaço da Cristo Vive, sempre respeitando os princípios da Palavra de Deus, o que os ajuda a ganhar confiança para viverem sua fé em Cristo num mundo que tanto precisa de seus exemplos.

FV No último sábado foi criado o Centro Social C.A.R.E. – Cuidado, Assistência, Respeito e Esperança, um projeto antigo da Cristo Vive que já tem grande atuação no campo social, o que isso representa para o senhor?

PASTOR RUI A criação do Centro Social CARE representa uma grande conquista para mim nestes 37 anos de Cristo Vive. Era um sonho, pois desde o início das nossas ações, além do evangelismo, a prática do bem e da solidariedade sempre esteve presente. Todos os dias, nossa igreja é procurada por alguém solicitando apoio, seja com cesta básica, roupas ou ajuda com o aluguel, e nós sempre procuramos atender. Distribuímos mais de 50 cestas básicas por mês. Além disso, dentro de nossa estrutura, temos projetos sociais em andamento como a Escoarte, nossa escola de artesanato, aulas de reforço escolar, inglês, judô e violão. Há algum tempo, queríamos reunir esses projetos dentro de uma estrutura separada da igreja, e assim nasceu a ideia do Centro Social, que tem como objetivo ampliar as ações sociais já praticadas e atender mais pessoas e famílias em vulnerabilidade social. Será um projeto de grande relevância para Valinhos.

COMPARTILHE NAS REDES