Alternativa

Documentário conta a história da Imigração Italiana em Valinhos

O Projeto de Audiovisual Memórias Vivas lançará a sua segunda edição, “A imigração Italiana em Valinhos”.

Com lançamento oficial marcado para a próxima terça-feira, dia 25, Dia do Imigrante, às 19 horas no auditório “Darci Rossi”, o documentário “A Imigração Italiana em Valinhos” é a segunda produção do Projeto Memórias Vivas, idealizado pelas valinhenses Monica Santos e Paula Negrão e faz uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e 136 dela em Valinhos.

Segundo Mônica e Paula, o documentário conta a história da trajetória de cinco imigrantes italianos que realizaram a travessia do Atlântico para América de navio a vapor, trazendo em suas bagagens alegria, sonhos, esperança, coragem para iniciar uma nova vida no Brasil: “Terra di Fortuna”. Para a idealização desta segunda produção foi realizado um minucioso trabalho de curadoria, estudo e pesquisa, para catalogar as famílias italianas que chegaram na região e contribuíram para o desenvolvimento da “Vila dos Vallinhos”, que contou especialmente com a orientação da Evelize Moreira, Analista de Pesquisa do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, (um dos locais do roteiro de gravação do documentário), e a Bibliotecária Ludmilila Ferrarezi – Biblioteca Pública Municipal Dr. Mário Corrêa Lousada de Valinhos.

Para as idealizadoras do projeto, o documentário tem a “sua importância por que perpassa pelo caminho criativo com um conteúdo informativo digital de qualidade, para as gerações atuais e futuras, que poderão se apropriar de novos saberes, perpassando pelos fios narrativos da origem dos costumes e tradições locais, do desenvolvimento da agricultura, comércio, indústria, gastronomia e outras que tiveram a sua importância no desenvolvimento da cidade”.

Criado pela MS Produções e filmado pela RVB Filmes o Documentário Memórias Vivas – Imigração Italiana em Valinhos, foi selecionado no edital de chamamento público no 001/2023, edital de seleção de projetos (Lei Paulo Gustavo) – audiovisual no formato curta metragem, com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo ao Munícipio de Valinhos.

Após o seu lançamento “A imigração Italiana em Valinhos”será disponibilizado em plataforma digital, rede sociais, canal Youtube, permitindo o acesso gratuito da população de Valinhos e interessados ao material produzido, contribuindo com conhecimento de parte da história Valinhense narradas pelos seus coautores. No segundo semestre acontecerão ações de contrapartida do projeto

COMPARTILHE NAS REDES