Alternativa

A Ó1É Cia de Dança apresenta sEUss, um espetáculo acessível e lúdico contemplado na Lei Paulo Gustavo, em Valinhos

Trabalho cênico tem audiodescrição

“Não é sobre o que é, é sobre o que pode se tornar. Fantasia é um ingrediente necessário para viver. É uma maneira de olhar a vida através do lado errado de um telescópio e que lhe permite rir de realidades da vida. Se você tem cérebro e sapatos nos pés, e o caminho não for agradável, vá por outro que julgar melhor.”
Dr. Seuss

A Ó1É Cia de Dança apresenta o espetáculo sEUss, dia 2 de junho, às 14 horas, no Teatro Darci Rossi, em Valinhos. Contemplado na Lei Paulo Gustavo, o trabalho cênico encontra inspiração na obra “Ah, os lugares onde você irá”, do escritor Dr. Seuss, a partir da qual a companhia busca transformar, de maneira mais lúdica, a linguagem literária em linguagem cênica.

De acordo com a Ó1É Cia de Dança, o espetáculo tem como objetivo levar o público para uma experiência criativa, uma viagem repleta de fantasia, em que aspectos da subjetividade se encontram com elementos da realidade, através da ludicidade e dos jogos para o enfrentamento das adversidades do caminho.

Entre jogos e brincadeiras do universo infantil, os personagens estabelecem relação de identificação e interação com o público. “A obra literária projeta uma viagem por terras fantásticas. O personagem principal inicia sua jornada encantadora por um universo de possibilidades, acompanhado de seres diversos. Um caminho repleto de surpresas, descobertas, criação de relações coletivas, enfrentamento de medos e desafios do mundo, estimulando assim a tomada de decisão por meio das brincadeiras infantis e dos jogos lúdicos. O espetáculo proporciona essa viagem por meio da leitura cênica”, explica a Ó1É. O projeto recebe incentivo do Governo Federal e Ministério da Cultura,
apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Valinhos e é apresentado no 1° Festival Internacional de Dança de Valinhos.

A produção de sEUss teve origem em 2019, em parceria com o Programa de Qualificação em Artes – Dança da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Poiesis, com consultoria artístico-pedagógica de Andréa Thomioka e Cássia Navas, direção de Marol Andrade e orientação artística de Ana Clara Amaral.

Além do aspecto da ludicidade, o escritor foi escolhido porque suas obras retratam de forma inteligente temas do cotidiano e assuntos complexos adaptados para o público infantil, com uma linguagem repleta de fantasia, o que permite às crianças vivenciarem o lúdico cênico, que “transcende o brincar”, como afirmou Vygotsky na obra A formação social da mente, em 1994.

Serviço

sEUss
Dia 2 de junho, às 14 horas
Recepção com audiodescritora: 13h30
Local: Teatro Darci Rossi
Rua Ângelo Schiavinato, 50
Residencial São Luiz, Valinhos

O espetáculo tem classificação livre e abrange a faixa de 3 a 8 anos de idade.

Ficha técnica

Direção: Marol Andrade
Intérpretes Criadores:
Ana Cláudia Alves Martins
Déborah Lugli
Flávio Caleffi
Francielle Fernandes/Ana Lívia Martins
Jenifher Ferreira
João Bachega
Julia Galvão
Priscila Ribeiro

Iluminação
Danilo Coelho

Audiodescrição
Marília Adamy

Produção Executiva e Coordenação Financeira
Wannyse Zivko (Arte & Efeito)

COMPARTILHE NAS REDES