Valinhos
Confraria da Dança encerra comemorações dos 28 anos de trajetória com espetáculo em escola municipal de Valinhos
A peça Maria Celeste combina dança, bonecos e máscaras e leva ao público de todas as idades os encantos da cultura popular na figura do bicho-boi
Inspirada na cultura popular e com uma combinação envolvente de dança e histórias, o espetáculo Maria Celeste, livre para todas as idades, celebra a força e a energia do bicho-boi. A nova obra da premiada Confraria da Dança, de Campinas, vem cativando o público por onde passa na temporada de comemoração dos 28 anos da companhia. Em Valinhos, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Horário de Salles Cunha, no bairro São Bento do Recreio, tiveram o privilégio de assistir ao espetáculo nesta quinta-feira (28).
A ação conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Os alunos do 6º ao 9º anos se encantaram com a apresentação impecável e contagiante dos atores. Maria Celeste tem dramaturgia e direção da bailarina, coreógrafa e artista plástica Diane Ichimaru, que também assina figurinos e criação das máscaras e bonecos. Diane divide a cena com o bailarino, iluminador e produtor artístico Marcelo Rodrigues nesta nova criação direcionada às crianças, dando continuidade a uma parceria de 28 anos.
O espetáculo integra o projeto “Confraria da Dança – 28 anos em Trajetória”, fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, que abrange a circulação em 10 apresentações pela Região Metropolitana de Campinas. oferecendo acessibilidade em LIBRAS em 5 destas apresentações.
A proposta do projeto é levar o espetáculo gratuitamente para áreas periféricas da região. “Maria Celeste é estrela bailarina que desponta pra brincar e celebrar a figura simbólica e mitológica do boi encontrada em lendas e histórias do nosso país e do mundo afora. E por meio desta história, queremos levar a cultura popular para locais que não costumam ter acesso a apresentações artísticas”, destaca a bailarina Diane Ichimaru.