RMC

Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência na RMC

Em sua terceira edição, o “Apta Portas Abertas” tem por objetivo mostrar ao público as pesquisas que apoiam o agro paulista
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), coordenada por Carlos Nabil, realizará a terceira edição do “Apta Portas Abertas” nos dias 18 e 19 de outubro de 2024. O evento, que celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será promovido simultaneamente nas sete unidades de pesquisa vinculadas à APTA, proporcionando ao público um momento para conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos e interagir com pesquisadores.
As unidades participantes incluem o Instituto Agronômico (IAC-Apta), Instituto Biológico (IB-Apta), Instituto de Pesca (IP-Apta), Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta) e a Apta Regional, com atividades nas unidades de Andradina, Pariquera-Açu e Pindorama. Para a iniciativa, as unidades estão preparando estações que destacam as pesquisas e as tecnologias desenvolvidas por elas, as quais integram o cotidiano da sociedade.
O primeiro dia do evento será direcionado à visitação de escolas, com a finalidade de mostrar aos estudantes das regiões de cada unidade como é conduzido o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inovações voltadas ao avanço do agronegócio. No sábado, segundo dia, as unidades estarão abertas ao público em geral, que poderá conhecer as instalações e participar das atividades organizadas pelas equipes dos institutos. Apenas na área do Instituto Biológico, em São Paulo, o “Apta Portas Abertas” também acontece no domingo, dia 20.
Durante os dias de evento, o público tem a oportunidade de visitar laboratórios, participar de palestras, conhecer os projetos desenvolvidos por cada instituto e conversar com os pesquisadores responsáveis por avanços em diversas áreas, como agricultura, pecuária, piscicultura, economia agrícola, biotecnologia, conservação de alimentos e segurança alimentar.
Carlos Nabil, coordenador da APTA, destaca a importância do evento: “O Apta Portas Abertas é uma chance única para a população conhecer de perto o trabalho que fazemos em prol do desenvolvimento do agronegócio. É uma forma de inspirar novas gerações e mostrar como a ciência e a pesquisa impactam diretamente a qualidade de vida da sociedade.”
APTA PORTAS ABERTAS
Em Campinas (SP), o Instituto Agronômico (IAC-Apta) prepara visitas à Casa de Vegetação, ao Laboratório do Centro de Solos e à Estufa Histórica, por exemplo. No Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta), algumas das atividades incluem visitas às áreas de conservação e processamento de alimentos, contemplando o Laboratório de Embalagens Metálicas do CETEA e o processamento de insumos cárneos no CTC.
Em Nova Odessa (SP), o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) planeja ações internas e ao ar livre, como o Sistema AQUAPEC de integração de piscicultura e pecuária, laboratórios móveis de análise de leite e efluentes, passeio de trenzinho com guia e uma mini-fazendinha.
Já em São Paulo, o Instituto Biológico (IB-Apta), o Instituto de Pesca (IP-Apta) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) se uniram em uma atividade conjunta para mostrar suas pesquisas. O IB-Apta organiza visitas aos laboratórios, à Horta Experimental e ao maior cafezal urbano do mundo. Na área do IP-Apta, o destaque fica por conta  da exposição demonstrativa sobre bactérias em placas de Petri e vacinas para peixes, enquanto o IEA-Apta planeja mostrar as estatísticas da produção agrícola e a sazonalidade de preços de maneira lúdica.
O Instituto de Pesca (IP-Apta) também participa com ações nas unidades de Votuporanga, Santos, Ubatuba e Pirassununga, na sexta-feira, dia 18.
Já a Apta Regional participa do “Apta Portas Abertas” promovendo a abertura das unidades de Andradina, Pariquera-Açu e Pindorama. A Apta de Andradina apresenta as pesquisas sobre a cultura da mandioca, educação ambiental, integração lavoura-pecuária e genética leiteira do gado Gir. Na Apta de Pariquera-Açu, o visitante tem a chance de aprender  sobre a cadeia do cacau, em uma apresentação que vai do cacau ao
chocolate. Na Apta de Pindorama, os destaques são a cultura da seringueira, a restauração florestal e o sistema de produção de cana-de-açúcar e soja.
Além de destacar o papel da ciência no progresso do agronegócio paulista e nacional, o evento é uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais do setor e o público em geral descobrirem como as inovações tecnológicas aplicadas nas pesquisas podem impactar positivamente a produção agrícola, a preservação ambiental e a vida cotidiana.
A entrada é gratuita, e os interessados podem consultar a programação completa no site oficial da APTA.
CAMPINAS
IAC – Instituto Agronômico
Av. Barão de Itapura, 1.481
Programação
Dia 18 – escolas agendadas e público em geral
Dia 19 – público em geral
Horário: 9h às 17h
Atividades
● Exposição das atividades desenvolvidas pelos Centros de Pesquisa de Café, Horticultura, Grãos e Fibras, Fitossanidade, Solos e Pesquisas de Fertilizantes, Recursos Genéticos Vegetais, Biossistemas Agrícolas e Pós-colheita, Frutas, Cana, Citricultura, Engenharia e Automação, Seringueira e Sistemas Agroflorestais. Onde? Saguão da Sede do IAC.
No saguão, o público poderá ver o uso de microscopia digital para análise de agregados do solo, o desenvolvimento de equipamento para colheita do sisal, miniatura de Equipamento de Proteção (EPI) do projeto Quepia, o trabalho de adjuvantes com demonstração de efeito espalhante de defensivos, a demonstração com óculos digital sobre o sistema de avaliação da pulverização e o uso de drone para aplicação de defensivos.
Estarão expostas amostras de cultivares desenvolvidas pelo IAC de abacaxi, uva e banana, além de vinhos produzidos com variedades IAC e produtos de macadâmia. Interessados poderão levar mudas e sementes de maracujá.
Os visitantes também poderão ver plantas de feijão e amendoim em fase de germinação, além de vasos com feijão e milho. Serão distribuídas amostras de “graminhas para pets” de trigo e aveia IAC, além de amostras de diferentes cultivares IAC.
Grãos desenvolvidos pelo IAC e sementes crioulas farão parte do prato que será elaborado pelo chef Heyttor Barsalini, coordenador do projeto Receitas Históricas Brasileiras, que fará uma aula-show.
O público verá a Irrigação Inteligente com sensores que indicam a hora certa de irrigar as culturas. Pós-graduandos IAC irão mostrar a Saúde do Solo e sua barreira invisível que impacta o desenvolvimento das culturas, no Laboratório Física do Solo. Outro tema a ser exposto é a Importância da Adubação para Mudas Nativas na Recuperação de Áreas Degradadas.
Exibição de vídeos sobre os Centros de Cana, Café, Citricultura, Engenharia e Automação, Pós-graduação e Biblioteca. Onde? Anfiteatro “Otávio Tisselli Filho”.
Fique atento às visitas:
● Visita à Biblioteca do IAC, onde há o maior acervo de títulos de agricultura da América Latina.
● Visita à Casa de Vegetação do Centro de Solos.
● Visita ao laboratório de análise de solo no Prédio D. Pedro II.
● Visita à Estufa histórica, onde haverá pesquisas e recreação para crianças com As Cores da Terra – uso de tintas feitas com solos de diferentes cores.
● Visita ao Prédio Franz Wilhelm Dafert – Pós-graduação IAC.
ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos
Av. Brasil, 2880 | Av. Cônego Antônio Rocato, 140 – Jd. Chapadão
Programação*
Dia 18 – público geral
Dia 19 – público geral
Horário: 9h, 10h, 13h30 e 14h30
*requisitado agendamento/inscrição: https://ital.agricultura.sp.gov.br/portas-abertas
Atividades
Laboratório de Embalagens Metálicas do Cetea – visita guiada com apresentação de atividades desenvolvidas
Planta de Processamento do CTC – visita com demonstração da funcionalidade dos insumos e avaliação física do produto cárneo finalizado
Planta de Processamento do Fruthotec – visita com apresentação de frutas desidratadas e especial dos 25 anos do Curso de Industrialização do Palmito em Conserva
Cereal Chocotec – visita com apresentação do Cacau SP, incluindo processamento e cascata de chocolate
Tropical Food Innovation Lab – visita com apresentação do Comer com Ciência
A abertura da programação terá plantio de cacau e ao fim de cada roteiro haverá food trucks.
NOVA ODESSA
IZ – Instituto de Zootecnia
Rua Heitor Penteado, 56
Programação
Dia 18 – somente escolas agendadas
Dia 19 – público geral
Horário: 09h00 às 17h00 (Feira de Ciências das 09h00 às 13h00)
Atividades
Feira de ciências:
A produção animal e seus subprodutos desempenham um papel importante no fornecimento de proteína para a população. A produção animal a pasto é a principal atividade pecuária brasileira. Entre os desafios dessa atividade estão a manutenção da qualidade da produção com segurança alimentar, bem-estar animal e baixo impacto ambiental. Durante a feira de ciências, serão demonstradas as atividades do IZ:
Pesquisadores comentam como suas pesquisas chegam à mesa da população ou ajudam no desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Tema central será mostrar como o animal transforma a alimentação recebida em produto alimentício: leite de vaca, búfala, ovelha e carne de boi, búfalo, carneiro, porco e frango, bem como, os ovos.
Será demonstrado como o IZ prepara a alimentação do animal, como cuida do seu bem-estar, e como fornecemos a indústria os alimentos a população, também demonstraremos sobre Leite A2, Qualidade do Leite, análises dos alimentos dos animais – bromatológica, análises dos parasitas dos animais e como podemos combater, também iremos demonstrar análises genéticas dos produtos derivados de leite.
Da parte da carne, demonstração das pesquisas de melhoramento genético, estudos de eficiêcnia alimentar de bovinos e ovinos (intergado e growsafe) que o IZ realiza. Também falaremos sobre a análise da estimativa da emissão de metano entérico diária de um bovino, com a exposição de aparatos completos de coleta (cabrestos, selotes, capilares, cilindros de armazenamento de gases). Estas análises e estes aparatos contribuem para a obtenção de parâmetros para nortear ações do setor produtivo para mitigação de GEE nos sistemas de produção de carne bovina.
Ações em ar livre:
Demonstração de algumas pesquisas do IZ:
Sistema AQUAPEC – Integração de piscicultura e pecuária;
Sistema Flotub JLTec-IZ do programa “Suíno Pata Verde IZ”: Estação de Tratamento e Valoração De Efluentes;
Laboratório Móvel de Análise da Qualidade do Leite;
Laboratório Móvel do Instituto de Zootecnia;
Passeio de “Trenzinho”, na via principal do IZ: Durante o passeio será possível a população ver as estruturas do IZ, suas estações de pesquisas, laboratórios e os animais.
Mini-fazendinha (Criatório Pestana): Exposição de animais filhotes e miniaturas, disponíveis para pegar no colo e tirar fotos.
Aequotam: Demonstração dos tratamentos com equoterapia – A equoterapia é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permitem
melhora na postura e na percepção do movimento. Além disso, a equoterapia faz com que os participantes se tornem mais sociáveis, facilitando o seu processo de integração em grupos, o que é muito importante.
Brinquedos infláveis com monitor para as crianças.
Mais de 18 Food Trucks com os mais variados tipos de comidas.
Show ao vivo de música sertaneja raiz.
Peça teatral da entidade De Olho no Material Escolar: #se liga no Campo “Das culturas do Campo para as culturas do palco”.
Expositores de produtos agroalimentares.
Serviço:
Apta Portas Abertas 2024
Programação completa: www.apta.sp.gov.br
Acompanhe pelo Instagram: @aptasp

COMPARTILHE NAS REDES