Valinhos
Em entrevista exclusiva à Folha de Valinhos, Franklin fala sobre vitória e desafios à frente
No último domingo, Franklin Duarte foi eleito prefeito de Valinhos com 46% dos votos válidos, vencendo em todas as seções eleitorais, inclusive no Jardim São Marcos. Em entrevista à Folha de Valinhos, ele compartilhou sua visão sobre o futuro da cidade, destacando os desafios que o aguardam e as principais prioridades de seu governo. O prefeito eleito reforçou seu compromisso com a modernização da infraestrutura, melhorias na saúde e educação, e o fortalecimento da economia local. Também comentou a importância da participação popular no desenvolvimento de uma gestão eficiente e transparente
FOLHA DE VALINHOS Como você avalia sua campanha eleitoral e o que acredita ter sido determinante para alcançar esse resultado expressivo?
FRANKLIN Nossa campanha foi sustentada por três bases fundamentais: a verdade, o diálogo com a população e a apresentação de propostas concretas para mudar Valinhos. Não tenho dúvidas que esses foram os fatores mais importantes para chegarmos até aqui. Nosso povo clama por mudança e depositou em nosso projeto a confiança para liderar essa transformação. Hoje, eu só posso agradecer a cada eleitor e reforçar meu compromisso em resgatar Valinhos e trazer de volta a qualidade de vida que os cidadãos de nossa cidade merecem.
FV Durante a campanha, houve momentos de tensão, sobretudo com mentiras e fake news divulgadas pelas redes sociais. Como lidou com isso? Você temia que isso pudesse impactar no movimento que o 22 estava criando por toda cidade?
FRANKLIN Quando as pessoas dizem uma mentira, elas precisam tentar convencer a todos que aquela mentira é verdade. Já a verdade precisa ser dita apenas uma vez. Por exemplo: se eu estiver diante de uma mesa de vidro e te disser que é de madeira, eu vou ter que inventar dezenas de argumentos pra você acreditar e, ainda assim, você vai continuar com dúvidas. Agora, se eu disser que é de vidro, você está vendo o vidro. Eu não preciso argumentar. Foi isso que nos guiou durante todo o tempo: a certeza de que as pessoas sabem quem é de verdade. Elas viam a verdade em nosso olhar, em cada abraço, em cada caminhada pelas ruas, em cada proposta. E, por isso, elas nos defenderam diante de tantas mentiras e ataques. É claro que lidar com tanta maldade foi algo triste e muito desgastante, principalmente para a minha família, mas nos mantivemos firmes em nosso propósito e sempre que alguém se levantou contra nós, respondemos com orações. Hoje, carrego em meu coração a paz de ter feito uma campanha limpa, sem entrar em jogos sujos da velha política. Felizmente, o resultado dessa postura foi visto nas urnas.
FV A vitória nas 273 seções eleitorais da cidade superou suas expectativas? O que essa vitória esmagadora representa para você e para Valinhos?
FRANKLINA vitória em todas as seções eleitorais foi um marco histórico e, sem dúvidas, preencheu o nosso coração de alegria porque demonstra que a nossa mensagem alcançou e conectou pessoas de todas as regiões e classes sociais.
Esse resultado representa a vontade coletiva de transformar Valinhos e nos dá ainda mais responsabilidade para cumprir os compromissos assumidos com cada cidadão. É uma conquista de todos que acreditam em um futuro melhor para nossa cidade.
Além de Lucimara e de seu vice, que é o atual presidente da Câmara, o grupo montado pela atual prefeita contava com a participação constante dos ex-prefeitos Marcão e Clayton. Como você avalia o resultado das urnas neste sentido? O povo não aprova mais a velha política?
FRANKLIN
O resultado reflete um claro desejo de mudança por parte da população. A aliança de Lucimara com figuras da velha política, que possuem suas trajetórias marcadas por processos de improbidade e tantos outros, foi vista como uma tentativa de manter práticas e lideranças que já não correspondem às expectativas dos eleitores.
A rejeição à “velha política” pode ser interpretada como uma crítica à falta de inovação e à repetição de antigas dinâmicas de poder que não trouxeram os resultados esperados. Até nas seções do São Marcos, que é um bairro que historicamente elegia o Marcão, nós ganhamos. Ou seja, o eleitor, hoje, valoriza propostas concretas, que trazem benefícios palpáveis para sua vida diária, como eficiência nos serviços públicos, modernização da administração e o fim da corrupção e de práticas ultrapassadas.
FV Você e Mayr somam décadas de experiência no serviço público. Como você avalia essa parceria?
FRANKLIN Me sinto muito honrado por ter ao meu lado um homem que admiro e que traz uma trajetória limpa de mais de 45 anos de experiência no serviço público. Tenho certeza que juntos trabalharemos pela transformação da nossa cidade, causando impactos muito positivos na qualidade de vida de nossos cidadãos.
FV Você já teve a oportunidade de conversar com a atual prefeita Lucimara sobre a transição? Quais foram os principais descritos?
FRANKLIN A prefeita ainda não fez nenhum contato, mas alguns secretários e membros da equipe já sinalizaram que estão à disposição para realizar a transição de forma democrática e transparente. Queremos iniciar esse processo com a maior brevidade possível e acredito que o atual governo não irá impor dificuldades. Afinal, tenho certeza que eles também entendem que o processo eleitoral ficou para trás e, agora, o mais importante é cuidar da nossa cidade.
FV Como será o processo de transição entre sua equipe e a administração atual? Quais são as suas expectativas em relação a esse processo?
FRANKLIN Nossa equipe entrará na Prefeitura para reger um processo pautado na paz e no diálogo. Nossa expectativa é que o atual governo nos forneça todas as informações necessárias de forma ágil e transparente. Claro que, caso isso não aconteça, temos conhecimento e experiência para buscar os dados de forma judicial, mas realmente não acredito que isso será necessário. Tenho respeito pela prefeita Lucimara e sua equipe e acredito que todos irão colaborar, colocando a cidade e o bem-estar da população acima de qualquer interesse pessoal.
FV A Festa do Figo é um grande desafio para um novo prefeito logo após a posse. Como você planeja organizar esse evento, que também faz parte do seu plano de governo?
FRANKLIN Durante a transição vamos nos inteirar do que já está sendo feito em relação a Festa do Figo do próximo ano e, então, poderemos começar a planejar a sua organização. O que posso adiantar é que vamos realizar um evento lindo para toda a família, com preços acessíveis e atrações para todas as idades. Já participei de comissões organizadoras da Festa e, apesar de ser um desafio pelo curto espaço de tempo que teremos para organizá-la, tenho certeza que a experiência adquirida ao longo de mais de 25 anos de serviço público vai garantir que a nossa primeira Festa seja um grande sucesso.
FV A Folha de Valinhos ao longo da campanha publicou o resultado de cinco pesquisas eleitorais que sempre o apontaram à frente. Como você se sente em relação a esses dados e o fato de que as pesquisas confirmaram os resultados das urnas?
FRANKLIN Mais uma vez, a verdade venceu. Sempre estivemos muito tranquilos em relação aos dados divulgados pelas emissoras de TV e veículos de comunicação porque os números refletiam o que sentíamos nas ruas. Todas as pesquisas que mostravam que estávamos na frente foram realizadas pelos próprios veículos ou institutos e, no decorrer de nossa caminhada, éramos surpreendidos com essas boas notícias.
Quando outros candidatos divulgaram dados diferentes, nós simplesmente ignoramos e seguimos a nossa campanha. Como eu disse acima, quem diz a mentira é que precisa se preocupar em provar algo. Mas, no fim das contas, a verdade sempre aparece e o bem sempre vence.
FV Quais serão suas primeiras ações ao assumir a prefeitura em janeiro de 2025? Como você pretende implementar as promessas feitas durante a campanha?
FRANKLIN Primeiro, durante a transição, nossa prioridade será fazer um levantamento detalhado da situação financeira e administrativa da Prefeitura, além de revisar todos os contratos vigentes. Isso garantirá uma gestão transparente e responsável. Queremos iniciar 2025 com um planejamento sólido, assegurando que os recursos sejam bem direcionados para as prioridades da população, como saúde, educação e mobilidade. Assim, poderemos implementar os compromissos que assumimos com o nosso povo de forma eficiente e com agilidade.
FV Qual você considera ser o maior desafio que a cidade enfrenta atualmente e o que será feito pela sua administração para enfrentá-lo?
FRANKLIN A gestão da Saúde sem dúvida é o maior desafio. Vamos adotar medidas que vão impactar a vida dos cidadãos logo no início do mandato, como a ampliação dos horários de atendimento e vacinação nas UBS de acordo com a demanda de cada região, a criação do Poupatempo da Saúde e da Clínica da Mulher. Além disso, tomaremos providências imediatas para acabar com a corrupção e garantir que todo o dinheiro seja investido de forma adequada, priorizando o bem-estar do nosso povo.
FV Como a experiência que você adquiriu como vereador e presidente da Câmara Municipal influenciará sua abordagem como prefeito?
FRANKLIN Apesar de ter feito três faculdades – Direito, Administração de Empresas e pós em Gestão Pública – costumo dizer que a minha principal fonte de aprendizado foi a vida. Ter passado por todas as áreas dos poderes Executivo e Legislativo sem dúvida faz com que eu me sinta preparado para enfrentar todos os desafios que virão pela frente. O conhecimento que adquiri ao longo desses mais de 25 anos de serviço público me garantem a expertise necessária para governar nossa cidade de maneira eficiente, prezando sempre pelo bem-estar do nosso povo.
FV Quais são os principais eixos do seu plano de governo e como você pretende priorizar os primeiros meses de sua gestão?
FRANKLIN Saúde, Educação e Mobilidade, sem deixar de lado nenhuma das outras áreas. Faremos um planejamento sólido e viável de todas as ações que serão realizadas ainda nos primeiros 100 dias. Nossa meta é trazer transformações impactantes e, acima de tudo, garantir que o básico seja feito com maestria. Em nossa gestão, tenham certeza: vamos cuidar da nossa cidade desde o primeiro dia de governo.
FV Como você planeja lidar com as fake news e a desinformação que, segundo suas declarações, impactaram sua campanha e a percepção pública sobre a política local?
FRANKLIN O resultado das urnas já provou que não há mais espaço para esse tipo de política. A mentira nós sempre vamos combater com a verdade e, estou certo, de que continuaremos saindo vitoriosos. Em nosso governo, teremos uma comunicação eficiente, transparente e, principalmente, sustentada pelo diálogo aberto e constante com a população. Será um governo de união e de respeito pelo nosso povo.
FV Por fim, qual é a sua visão para Valinhos nos próximos quatro anos? Que legado você espera deixar ao final de sua gestão?
FRANKLIN Vamos construir uma cidade mais moderna, justa e acolhedora, com serviços públicos de qualidade, saúde eficiente e infraestrutura que acompanhe o crescimento do município. Quero deixar um legado de transformação, onde a população sinta que suas demandas foram atendidas, e que a cidade se tornou um lugar melhor para viver e trabalhar. Espero que, ao final da gestão, Valinhos seja referência em gestão pública e qualidade de vida.
FV Quer deixar uma mensagem para os seus eleitores?
FRANKLIN Quero agradecer e dizer que o nosso governo será para todos: para os que escolheram o nosso projeto e também para os que não escolheram. Quando melhorarmos a saúde, a educação, o transporte, estaremos fazendo isso para todos os moradores de nossa cidade, sem distinção. É hora de deixar as divergências do período eleitoral para trás e unirmos forças para transformar nossa cidade na Valinhos que tanto queremos: uma nova Valinhos para todos!