Valinhos

Alunos da rede municipal são destaque em abertura da edição 2024 do projeto Gota d’Água

Projeto auxilia na promoção da responsabilidade socioambiental, um dos princípios do currículo Municipal de Valinhos

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Cecília Meirelles, de Valinhos, que este ano cursam o 8º ano, foram homenageados na abertura do projeto Gota d’Água, promovido pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no último dia 8, no Plenário da Câmara Municipal, em Valinhos. Os estudantes foram finalistas na categoria ‘Podcast’ do “Prêmio Sua Gota faz a Diferença”, uma das ações do Projeto Gota d’Água.

Em 2024, o concurso reunirá os trabalhos de alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nas categorias vídeo, desenho e podcast. Os melhores trabalhos serão premiados com câmeras filmadoras, kits de desenho e kits de podcast com fone, microfone e mesa.

A ação é promovida pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Consórcio PCJ, e possui apoio da Prefeitura de Valinhos, por meios das secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e DAEV.

Na prática, o projeto será desenvolvido a partir de abril até outubro por meio de oficinas on-line e presenciais voltadas aos educadores, para aplicação do tema da edição deste ano “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica” aos estudantes. Também estão previstas outras diversas ações, como estudo do meio e plantio de mudas de árvores em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22.

Para a Secretaria de Educação, o projeto Gota d’Água auxilia na promoção da responsabilidade socioambiental, um dos princípios do Currículo Municipal de Valinhos, que está sendo implementado no ano de 2024.

“A Secretaria da Educação dará o suporte para que as ações previstas pelo projeto sejam implementadas pelas unidades escolares. Em um primeiro momento, os coordenadores pedagógicos foram convidados a participarem da cerimônia de abertura. Ações formativas também serão compartilhadas a todas unidades escolares”, destaca o secretário de Educação, William Leite da Silva, que esteve na abertura do projeto juntamente com a equipe pedagógica e a secretária-adjunta, Maria Isabel Perina.

 

COMPARTILHE NAS REDES