Opnião
Como evitar ganho de peso no inverno
O inverno já está terminando mas para muitas pessoas, é a época de se deliciar com muitas preparações para aquecer o corpo: fondue, chocolate quente, feijoada, noites de queijo e vinho… Junto, podem vir quilinhos extras indesejados.
Com o tempo mais frio, a disposição para fazer exercícios some para alguns. E as diversas camadas de roupa faz com que o corpo fique menos exposto. Quando a temperatura começa a subir e as roupas pesadas ficam no armário, muitos começam uma busca, muitas vezes pouco saudável, para “ficar em forma”.
O que sempre falo para os pacientes, é que essa corrente não precisa ser mantida. Podemos aproveitar o inverno e ainda assim, manter o peso. Dependendo da estratégia, até emagrecer! Sabemos que nos dias frios nosso metabolismo está mais acelerado, pois precisa manter a temperatura corporal. Esse aumento chega a 10-15%. Ou seja, para quem quer emagrecer, o frio dá uma forcinha extra.
Mas é preciso estar atento, pois esse trabalho extra do metabolismo pode aumentar a sensação de fome. Assim, o quanto mais mantermos uma dieta dentro do recomendado e fracionada, menor será o estrago.
Além disso, abandonar o exercício físico também não é uma boa saída. Espante a preguiça, calce seu tênis e mexa o corpo! Permaneça na academia, nas caminhadas diárias ou em qualquer outra atividade que esteja acostumado. Além de aquecer o corpo e trazer inúmeros benefícios para a saúde, o exercício ajuda a aumentar o gasto calórico do organismo. Corpo que gasta mais caloria, acumula menos gordura!
Abaixo, apresento outras dicas práticas:
– Aproveite todas as delícias do inverno com moderação e bom senso. Como normalmente os pratos típicos são mais gordurosos, a porção consumida deve ser um pouco menor.
– Substitua o chocolate quente por um chá ou um café. Caso queira a preparação, use leite desnatado e cacau. Evite acrescentar açúcar.
– Inicie suas refeições sempre por salada. Não se esqueça dela, mesmo no frio. Caso tenha muita dificuldade em consumir os alimentos frescos, faça refogados rápidos com as folhas e vegetais e coma quente.
– A dica acima também vale para as frutas. Coloque-as nas sobremesas assadas ou cozidas. Maçã assada com canela e castanhas aquece o corpo e é um prato muito saudável. No meu Instagram tem uma receita deliciosa para inspirar você.
– Acrescente sopas e cremes à base de legumes na sua rotina alimentar. Mas cuidado com o abuso dos acompanhamentos: torradas, queijos, etc.
– Se for consumir fondue, troque alguns acompanhamentos. No de queijo, sirva com palitos de cenoura ou ramos de brócolis, por exemplo, ao invés do pão. O de carne, ao invés de molhos gordurosos, sirva com molho de iogurte ou mostarda.
– Não abuse do consumo de bebidas alcoólicas. A água permanece grande aliada da saúde. Aliás, sua necessidade não diminui nos dias frios.
Para orientações individualizadas, consulte sempre um Nutricionista.
Fabiana Jarussi é Nutricionista Clínico-Funcional e atende presencialmente e online.
Para outras informações e dicas acesse as redes sociais:
Facebook: Nutri Fabiana Jarussi
Instagram: @nutrifabianajarussi
Site: www.fabianajarussi.com