Fanzine

Você já ouviu falar da lei da semeadura?

Coluna Momentos

com pastor Rui Mendes Faria

Querido leitor amigo, desde pequenos aprendemos sobre uma lei com nossos pais e a trouxemos para as nossas vidas: a lei da semeadura. Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo?

Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos. Deixe-me perguntar: Você está satisfeito com o que tem colhido no presente? Se sua resposta é um sim, é sinal de que você plantou boas sementes, mas, se a resposta for não, volte um pouco no tempo e procure se lembrar qual o tipo de sementes que você plantou. Pense nos relacionamentos com as pessoas mais próximas a você, como os seus pais, seus irmãos, seus parentes e depois, com seus vizinhos, colegas de escola, de trabalho, e um pouco mais a frente, com seu cônjuge e seus filhos? É possível que você seja um bem-aventurado e possa afirmar que em todas estas situações, sempre agiu com integridade e generosidade. Contudo, pode ser que em alguns casos você tenha falhado.

Veja, eu não estou julgando a ninguém, apenas quero ajudá-lo a ser franco consigo mesmo. Eu sei muito bem que nem sempre conseguimos fazer o certo, e por vezes, magoamos pessoas que nos amam. Não é assim? Há um provérbio que diz que a resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira, e é bem provável que você já fez mal uso da sua boca ou sofreu quando alguém muito próximo o feriu com uma palavra dura e injusta. Não é?

Mudando um pouco o rumo da nossa conversa, é possível que tenhamos feito escolhas erradas no campo espiritual. Talvez, nada semeamos ou o fizemos de forma inadequada, o que pode ter atrapalhado o nosso desenvolvimento. Em Gálatas 6.7-9, a Bíblia diz: “Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna. Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos.” Veja o quanto é importante semear de forma correta no campo espiritual. A comunicação com Deus ocorre através do Espírito Santo, por isso, semear boas sementes nesse campo é algo que deve receber nossa atenção. Um equívoco nessa área trará consequências desastrosas para você e para todos ao seu redor. Se você nunca pensou nisso, esse é o momento de tomar a decisão que lhe trará bençãos sem medida.

Uma semana muito abençoada e de boa semeadura para você!

COMPARTILHE NAS REDES