Valinhos realiza teste em idosos para prevenção da catarata e glaucoma

Valinhos realiza teste em idosos para prevenção da catarata e glaucoma

Da redação

Atividade marca Semana Municipal de Prevenção à Cegueira
Atividade marca Semana Municipal de Prevenção à Cegueira

Da Redação

Para assinalar a Semana Municipal de Prevenção e esclarecimento à Cegueira por Catarata e Glaucoma, Lei Nº 5.104/2015, a Prefeitura de Valinhos realizará o teste de acuidade visual para integrantes do Programa de Atendimento ao Idoso. O exame será aplicado por enfermeiros e técnicos da Secretaria da Saúde nos próximos dias 23 e 24, às 13h30, no Centro Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir, diagnosticar precocemente e tratar a catarata e o glaucoma. “Quanto mais precoce forem os diagnósticos, maiores as chances de evitar a perda da visão”, ressaltou o secretário da Saúde, Nilton Tordin.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é responsável por 47,8 % dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a pessoa idosa. É uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum é o envelhecimento do cristalino, que ocorre pela idade. Pode também estar associada à alteração metabólica, provocada por doenças como diabetes mellitus, ao tabagismo, ao alcoolismo e ao uso de certos medicamentos, como corticoides ou trauma ocular.

Na maioria das vezes, a catarata não pode ser diagnosticada a olho nu, nem mesmo percebida facilmente pelos próprios portadores na sua fase inicial. Os principais sintomas são sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz e percepção que as cores estão desbotadas.

Já o glaucoma também pode causar cegueira se não for tratado a tempo, pois 80% dos casos não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão ocular, não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo.

A realização da semana é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, e a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Divisão de Atenção ao Idoso.