Doação de sangue em Valinhos acontecerá na próxima terça, 23

Doação de sangue em Valinhos acontecerá na próxima terça, 23

Da Redação

Atividade é realizada mensalmente pelo Rotary Clube da Vila Santana
Atividade é realizada mensalmente pelo Rotary Clube da Vila Santana

Da Redação

Na próxima terça-feira, 23, ocorrerá a edição mensal da Campanha de Doação de Sangue do Rotary Clube de Valinhos. A atividade, que acontecerá das 9h às 12h na sede da instituição, é uma parceria do clube com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Prefeitura de Valinhos, os Supermercados Caetano e a Santa Casa de Valinhos.

Segundo a organização da campanha, 328 pessoas doaram sangue nos primeiros quatro meses de 2017, enquanto 275 doadores participaram do evento entre janeiro e abril do ano passado (Aumento de 19,27%). A quantidade de bolsas de sangue coletadas, contendo meio litro cada uma, cresceu 18,34% comparando o primeiro quadrimestre deste ano com o do ano passado (258 bolsas de sangue em 2017 e 218 bolsas de sangue em 2016).

Apesar dos bons resultados, a proximidade do Inverno é uma preocupação para a coordenadora da campanha, Cleide Ferrari Zanivan. Para ela, a tendência é que os números caiam nos próximos meses. “Normalmente as pessoas viajam mais no meio do ano, além do fato do frio espantar os doadores. É importante que tenhamos consciência da importância da doação, para que não falte sangue nos nossos hospitais”, disse.

Recomendações – Para ser um doador de sangue, basta:

•Ser saudável;
•Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
•Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue;
•Não fumar duas horas antes ou após a doação;
•Não estar em jejum, fazer um lanche leve; evitar alimentos gordurosos (manteigas, bacon, ovos, gordura animal, etc.) e refeições completas (almoço, jantar) nas três horas que antecedem a doação;
•É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CTPS, RM, CRC, CNH, Passaporte);
•Não ter feito endoscopia há menos de seis meses e tatuagem ou piercing há menos de um ano.

Cronograma de doações de 2017 – Das 9h às 12h na sede do Rotary Clube – Rua Doze de Outubro, n° 635 – Vila Santana
23/5, 20/6, 18/7, 22/8, 19/9, 24/10 e 21/11