Daev recebe alunos do 4° ano do Colégio Objetivo

Daev recebe alunos do 4° ano do Colégio Objetivo

Da Redação

Em visita, crianças discutem o uso responsável da água
Em visita, crianças discutem o uso responsável da água

Em visita, crianças discutem o uso responsável da água

Da Redação

Os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental visitaram a ETA II (Estação de Tratamento de Água Engenheiro Márcio Duarte Ribeiro), que fica no prédio central do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos). A visita, realizada no último dia 4 de maio, teve o objetivo de complementar as aulas laboratoriais.

Segundo a professora dos estudantes, Roberta Taffarello, a visita foi de encontro com o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Na disciplina de Ciências as crianças estudaram a importância da água, desde as nascentes até o momento que chega à estação e passa por uma série de ações para torná-la potável. A visita é uma experiência maravilhosa e, vendo tudo isso ao vivo, o aprendizado torna-se muito mais marcante”, afirmou.

A técnica em saneamento do DAEV, Isabela Flora Trombetta, conduziu os visitantes e explicoucada etapa. As 24 crianças estavam acompanhadas por duas professoras, uma auxiliar e um guia turístico. O grupo teve a oportunidade de conhecero processo completo do tratamento,a purificação, o laboratório onde é feito o monitoramento da qualidade da água, além de provarem a água resultante do final do processo.

A programação ainda incluiu uma roda de conversa sobre o uso racional da água, pontuando a urgente mudança de postura para que o desperdício seja evitado.

Aproveitando a ocasião, o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, ressaltou a importância da utilização desse recurso natural conscientemente. “É um instrumento pedagógico fundamental para promover a conscientização dos recursos hídricos. Espero que a visita permita aos alunos ampliarem os horizontes ambientas, para terem uma visão mais reflexiva sobre a importância da água e seu uso consciente. Além da preservação, que possam refletir sobre o prejuízo da poluição de um rio ou mar, pois a estação de tratamento é o que permite que essa água não venha com bactérias para o consumo humano”, afirmou.

ETA II
A ETA II é responsável pelo abastecimento de 50% de Valinhos e trata a água que é captada no Rio Atibaia, atingindo cerca de60 mil habitantes.

Visita
O espaço para conhecer como é feito o tratamento de água do DAEV está aberto a todas as escolas de Valinhos. A unidade de ensino que estiver interessada precisa agendar a visita pelo telefone (19) 2122-4463.