Detran-SP promove ações educativas em Campinas

Detran-SP promove ações educativas em Campinas

Da Redação

Iniciativa faz parte do Maio Amarelo e conta com parceria da Prefeitura

Da Redação

Campinas receberá a partir desta quarta-feira, 17, as atividades da campanha #FocaNoTrânsito, realizada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) durante o mês de maio. Em parceria com a Prefeitura e a Unicamp, pedágios educativos, com orientações e entrega de kits, serão realizados em diferentes pontos do município.

A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito.

De acordo com dados do InfosigaSP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e desatenção.

Nesta quarta-feira, às 14h30, haverá palestra, simulação de acidente e entrega de kits. A ação realizada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e pelo Detran contará também com estagiários do curso de Medicina da Unicamp (Endereço da atividade: Rua Delfino Cintra, 63, Centro, em frente à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas).

No próximo domingo, 21, no Shopping Dom Pedro, das 12h às 17h, acontecerá uma campanha sobre álcool e direção, na qual mímicos fazem apresentações de esquetes teatrais. O Detran distribuirá bafômetros descartáveis e material da Campanha #FocaNoTrânsito.

As ações continuam na próxima semana. No dia 25, das 9 às 16h, a Lagoa do Taquaral terá ações educativas e inspeção dos itens de segurança do veículo de forma gratuita. Também na Lagoa, no dia 28, das 10h às 15h, serão distribuídos brindes sobre a campanha. E no dia 31, das 9h às 12h, haverá a palestra “Carro sob controle”, que encerra as ações de Maio Amarelo no Anfiteatro do Sesi Amoreiras, com o piloto de teste, apresentador do programa Auto Esporte e Embaixador do Movimento Maio Amarelo no Brasil, César Urnhani.

Campanha #FocaNoTrânsito
Como o trânsito exige 100% de atenção, não por acaso o mascote da campanha do Detran-SP em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é uma foca, porque quem #FocaNoTrânsito vai em segurança. A ação, desenvolvida em diversas cidades do Estado, conta com imagens do animal em várias situações no tráfego. Além disso, ”homens-foca” circulam por vários espaços públicos e privados.